CBMAL

GRUPAMENTO DE BUSCA E SALVAMENTO PROMOVE TREINAMENTO DE SALVAMENTO VEICULAR

  • 14/04/16
  • 17:04

Sessenta bombeiros colocaram em prática as técnicas discutidas durante o I ENSALV

 

Buscando compartilhar o conhecimento adquirido durante o I Encontro Nacional de Salvamento Veicular (ENSALV) realizado no início de abril, o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, promoveu no dia de hoje, 14, uma manhã de instruções para os militares que trabalham nas áreas de resgate e salvamento na capital do Estado.

A atividade reuniu aproximadamente 60 bombeiros e contou com orientações sobre segurança da cena em locais de acidentes, técnicas de extração de vítimas em veículos colapsados e novas tecnologias e terminologias utilizadas na área de salvamento veicular. Além disso, foram apresentados os principais assuntos discutidos nas reuniões da Comissão Nacional de Salvamento Veicular durante o ENSALV e também foram apontadas as novidades relacionadas ao Campeonato Mundial de Salvamento Veicular, que acontece anualmente.

 

No segundo momento, foram realizadas oficinas práticas sobre manutenção das ferramentas e equipamentos, extração com ked em 90°, extração em ângulo zero, estabilização, manuseio de equipamentos e técnicas de desencarceramento. Essas técnicas são utilizadas pelos bombeiros para permitir o acesso e a retirada de uma vítima que tenha ficado presa às ferragens de um veículo, após acidentes de trânsito.

Para o tenente Diego Ferreira, essa foi uma excelente oportunidade para que os militares praticassem um pouco do que foi aprendido durante o ENSALV.

 

“Esses treinamentos são fundamentais para que o bombeiro esteja sempre pronto para prestar um atendimento de qualidade para a população e não poderíamos perder a oportunidade de compartilhar o que foi aprendido com profissionais que são referências na área de salvamento veicular em todo país”, disse o oficial.

ENSALV

 

O Encontro Nacional de Salvamento Veicular foi realizado nos dias 30 de março, um e dois de abril e reuniu bombeiros de 22 estados da federação e representantes das principais empresas que desenvolvem equipamentos para área de salvamento veicular no país. Na oportunidade, foram promovidas atividades teóricas e práticas, estimulando a discussão dos procedimentos adotados pelos bombeiros nos quatro cantos do Brasil.