PAR REALIZA SEGUNDO ENCONTRO DO CICLO 2016

• 13/04/16

O Programa de Acompanhamento para a Reserva (PAR) realizou na manhã desta terça-feira (12), na faculdade Estácio FAL, o segundo encontro com seus participantes. Na ocasião, a importância da atividade física foi o tema abordado para 25 militares através das palestras dos educadores físicos Dante Lima e Carla Guedes.

No primeiro momento, Lima, que é mestre em Educação Física, apresentou os resultados preliminares da avaliação do estado de saúde dos bombeiros realizada anteriormente. Percentual de gordura, circunferência abdominal e índice de massa corporal foram os parâmetros observados.

“A condição física do bombeiro exige cuidados porque o próprio trabalho exige isso. Além do trabalho, está relacionado com a saúde e qualidade de vida. Então preparamos essa avaliação para conscientizá-los hoje da importância desses cuidados para uma velhice com saúde”, conta.

TESTE DE FORÇA

Um teste de dinamometria que mede a força máxima voluntária de preensão manual, foi ofertado para os integrantes do PAR. A força da mão tem uma correlação com a força de membros inferiores. “Essa relação de capacidade funcional é importante para o futuro. Desde que o teste fique dentro dos padrões, quando o indivíduo chegar aos 60 anos, por exemplo, poderá continuar com a atividade física. A capacidade funcional está muito relacionada com a vida útil do sujeito e ao próprio tempo de vida de uma forma geral”, concluiu Lima.

DINÂMICAS

Em seguida a pós graduada em Saúde da Família e Educação Física Escolar com Ênfase na Ludicidade ministrou uma palestra sobre a funcionalidade da atividade física e a situação de estresse em determinadas profissões, como a de bombeiro. Dinâmicas em grupo provocaram a reflexão para a importância da prática de atividades.

“Tentamos direcionar a palestra de hoje para o trabalho dos bombeiros que convivem em constante estresse arriscando a própria vida para salvar a do outro. Para isso é preciso ter um controle emocional e físico muito grande. Então a ideia é incentivar a preparação física e conscientizar sobre a importância dela”, disse.

O PROGRAMA

O programa, realizado pelo CBMAL, busca minimizar os efeitos provocados pela falta de planejamento no processo de transferência para a reserva remunerada, a fim de que o militar saiba como lidar com as prováveis angústias e conflitos que passam a existir com o término da carreira profissional.

A existência do PAR no Corpo de Bombeiros contribui com os militares que estão prestes a se aposentar, e com os recém-aposentados, apresentando novas possibilidades e promovendo o seu autoconhecimento.