O ANO DE COMPETIçõES Já COMEçOU PARA OS JIUJITEIIROS DO CORPO DE BOMBEIROS

• 08/04/16

O jiujitsu, também conhecido como arte suave, é uma arte marcial que foi adaptada do judô e do jiujitsu japonês pelos irmãos Gracie, privilegiando a luta no solo, utilizando alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos.  Então, com os objetivos de aliar a força física, a atividade aeróbica, aumentar a disciplina, os controles emocionais, a resistência cardiorrespiratória e a autoconfiança, os bombeiros militares de Alagoas aderiram a arte suave e estão evoluindo e se destacando em competições no Estado e fora dele.

Neste ano de 2016 as competições oficiais já se iniciaram e garantiram pódio, medalhas, orgulho e emoção para o centro de treinamento 1º Tenente BM Childerico Marques Silva, localizado no Grupamento de Salvamento Aquático da corporação, e equipe FireFighters Jiujitsu Team (FFJJT)que são integrantes também da equipe Sandro Melo de Jiujitsu.

Hoje o CT conta com cerca 30 bombeiros que frequentam regularmente os treinos. Para o bombeiro militar, faixa preta e mestre do FFJJT, soldado Paulo Rodrigues, a família está crescendo e se tornando mais unida a cada dia, com muita vontade de aprender e evoluir dentro do esporte. “Nós somos mais que uma equipe, somos uma família. Temos atletas de todas as faixas, e os graduados estão sempre ajudando os mais inexperientes. Todos estão caminhando e crescendo juntos e ver o pessoal com sede de aprender é a motivação da equipe, dia após dia, nos treinos e em competições tanto aqui em Alagoas como fora”, falou.

Na primeira etapa da Liga Alagoana de Jiujitsu, competição inovadora que reuniu grandes equipes de jiujtsu do estado, dez atletas da equipe firefighter se inscreveram e cinco conquistaram medalhas. O mestre enfatizou a importância de participar de competições para buscar entender o espírito e a energia de uma competição e também para entender quais os pontos que precisam ser trabalhados, buscando sempre a evolução. Dos dez militares que competiram na liga, cinco medalharam. O sargento Alaniel e o cabo Edson conquistaram o primeiro lugar na categoria, e os sargentos Nicolas e Izael e o soldado Nasser conquistaram o segundo lugar.

O cabo Edson Rodrigues, um dos medalhados na liga, conta que antes de iniciar a praticar a arte suave, ele tinha um pouco de preconceito com o esporte. “Eu vim da capoeira e quando via aquele monte de homem se agarrando, achava que o esporte não era pra mim, mas então quis fazer uma aula para ver como era, e desde então nunca mais parei. Hoje tenho cerca de um ano no jiujitsu, integrando a equipe firefighters e não me vejo longe desse esporte que mudou minha maneira de enxergar a vida e de realizar meu trabalho”, falou Edson, que competiu na liga com a faixa branca e recebeu no pódio, emocionado, das mãos do mestre, a faixa azul como reconhecimento pela sua evolução e dedicação ao jiujitsu.

Além da primeira etapa da liga alagoana do jiujitsu que ocorreu no dia 27 de março, Alagoas também sediou a I Copa Maria Bonita de Jiujitsu, campeonato pioneiro no Norte / Nordeste, exclusivamente feminino e que reuniu competidoras de Alagoas e de outros estados. Na ocasião, três atletas da equipe Firefighters competiram no evento, entre elas, duas bombeiras militares que tinham apenas um mês de jiujitsu. E com isso, mais uma medalha de ouro foi para a parede de medalhas do CT com a soldado Suzan, que garantiu o primeiro lugar em sua categoria. “Eu ainda estou em êxtase e não sei explicar a emoção de com tão pouco de treinos, poder sair da minha primeira competição com uma medalha de ouro. O meu mestre e meus instrutores são os melhores e essa medalha eu dedico a eles e a todos meus companheiros de equipe”, falou a atleta, completando que mesmo com a falta de apoio de alguns familiares e do preconceito por estar praticando uma arte marcial, ela não se deixa abalar e o foco agora é treinar mais forte e evoluir cada vez mais.

Para o sargento Christiano Amorim, faixa marrom e um dos instrutores do centro de treinamento, ter um CT de jiujitsu dentro do grupamento militar, faz o esporte se aproximar cada vez mais do militar e incentivar o bombeiro a conhecer o esporte. “O jiujitsu é apaixonante e quem começa a praticar não quer mais parar. Ele nos proporciona uma educação corporal que nos ajuda muito no nosso serviço dentro da corporação por exigir muito do nosso preparo físico e mental”, falou o sargento Amorim que irá competir no campeonato brasileiro de jiujitsu, juntamente com o sargento Nicolas, no final do mês de abril, em São Paulo.

Além do brasileiro, os atletas do CT já estão se preparando para a segunda etapa da Liga Alagoana de Jiujitsu que ocorrerá em maio e promete inscrever mais atletas da equipe e garantir mais medalhas para o centro de treinamento.