CBMAL

ENCONTRO NACIONAL DE SALVAMENTO VEICULAR INTEGROU BOMBEIROS DE TODO O BRASIL

  • 02/04/16
  • 12:04

E chegou ao fim, nesta sexta-feira (1), o I Encontro Nacional de Salvamento Veicular realizado no Maceió Shopping. O evento, que começou na quarta-feira, 30, reuniu bombeiros de todo o Brasil que trocaram experiências e realidades de 22 estados, nessa modalidade de salvamento

Foram diversas palestras e mesas redondas voltadas para a especialização do salvamento veicular, além de oficinas que mostraram na prática diferentes técnicas de retirada de vítimas presas em ferragens em veículos colapsados. Tecnologias de segurança veicular, manutenção em desencarceradores hidráulicos, estratégias legais e institucionais para o salvamento veicular, técnicas de desencarceração e extração de vítimas em ângulo zero, e inovação no resgate veicular foram alguns temas abordados.

Para o presidente da Comissão Nacional de Salvamento Veicular, major da Polícia Militar de São Paulo Carlos Roberto Rodrigues, o evento foi um sucesso e superou todas as expectativas. "Tivemos um evento muito técnico onde foi possível compartilhar nossas boas experiências, tanto na parte teórica quanto na prática. Podemos discutir uma possível padronização e regulamentação em nível nacional do salvamento veicular. O evento foi de alto nível e a organização está de parabéns. Infelizmente não deu para aproveitar as belezas naturais das praias de Maceió por causa da jornada de atividades, certamente voltaremos com mais tempo", disse.

Um dos pontos altos do evento foi a palestra de Andrew Orchard, que veio de Londres especialmente para o evento apresentar o packexe, adesivo colado ao vidro do veículo que evita estilhaços quando o bombeiro necessita quebrá-lo para ter acesso à vítima e retirá-la do veículo com segurança, evitando mais lesões.

Um tema bastante discutido foi a padronização e regulação do salvamento veicular em ocorrências que envolvam várias instituições como Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar. "É preciso criar uma regulação para que cada instituição saiba exatamente o que fazer, diminuindo o tempo-resposta desde o chamado até a conclusão da ocorrência. Isso vai dar uma sobrevida à vítima que precisa de socorro imediato e que cada segundo é vital para sua sobrevivência", conta o major Neto, do Corpo de Bombeiros do Pará.

Outro ponto forte foi a realização de oficinas práticas para resgate de vítimas presas às ferragens de veículos. O Corpo de Bombeiros do Maranhão, através do tenente Claudionor Ribeiro de Morais do Batalhão de Busca e Salvamento, trouxe um atendimento diferenciado para otimizar a extração da vítima através de técnicas específicas e utilização de equipamentos adaptados sem utilização de moto bombas. “Essa técnica estudada por nós mostrou ser bastante eficaz no que se refere a tempo-resposta durante uma ocorrência”, comentou.

Para o major Valdomiro Cavalcante do CBMAL, presidente da Comissão organizadora do Ensalv, a avaliação do evento foi bastante positiva e o objetivo proposto foi alcançado. “Alagoas mostrou ousadia e que tinha plena capacidade de sediar o Primeiro Encontro Nacional de Salvamento Veicular. O apoio da Corporação, através do comandante geral Adriano Amaral, e dos patrocinadores do evento como a Resgatécnica, SOS Sul e Maceió Shopping, foi fundamental para um evento dessa grandeza” disse.

“Há a intenção de compartilhar o conhecimento adquirido aqui nesses três dias de evento, com a tropa do CBMAL tanto da capital quanto do interior. Existe a previsão de um curso de salvamento veicular no meio do ano já com os fundamentos vistos aqui para que os nossos bombeiros se especializem ainda mais”, comentou.

SIMULADO

Fechando o evento, a organização preparou uma simulação de ocorrência com uma vítima presa em veículo colapsado. Para a simulação foram utilizados apoio terrestre, através do Auto Busca e Salvamento, e aéreo com a guarnição da aeronave Falcão 02, do Grupamento de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública. O simulado consistiu em resgatar a vítima, recortando as carcaças de veículos com desencarceradores e utilizando pranchas rígidas para estabilização. A técnica utilizada foi a de retirada da porta, retirada total do teto e rebatimento do painel do veículo para facilitar a extração da vítima. Em seguida, a vítima foi entregue para o serviço aéreo para atendimento pré-hospitalar e encaminhamento para hospital.

Para o coordenador do simulado, capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas Luiz Augusto, a simulação respeitou as peculiaridades vividas em Alagoas. “Trabalhamos com a guarnição de quatro componentes e vamos manter isso. Os quatro foram responsáveis pelo desencarceramento e extração da vítima até a entrega à guarnição do serviço aéreo para os primeiros atendimentos. No simulado, utilizamos os equipamentos da Holmatro, tidos como os equipamentos mais modernos no mundo para salvar vidas”, disse.

ENCERRAMENTO

Após o simulado, houve o encerramento oficial do evento com a presença do secretário de Segurança Pública, coronel PM Lima Júnior que destacou a importância do evento para Alagoas. “O encontro só engrandece o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas”, disse. 

 

OBS: mais fotos no site do evento: crédito André Albuquerque

Site: http://ensalv.wix.com/evento