BOMBEIROS DE VáRIOS ESTADOS DISCUTEM OS RUMOS DO SALVAMENTO VEICULAR EM MACEIó

• 30/03/16

Evento antecedeu a abertura do I Encontro Nacional de Salvamento Veicular

A Comissão Nacional de Salvamento Veicular (Conasv), formada por bombeiros de todo o país, realizou sua quarta reunião ordinária no Maceió Shopping, em Alagoas. Na ocasião, os militares discutiram diversos assuntos relacionados às ocorrências com vítimas presas às ferragens, situações comuns em acidentes de trânsito em estradas e rodovias.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), coronel Adriano Amaral da Silva, abriu oficialmente a reunião e enfatizou a importância de debates sobre o salvamento veicular.

“É importante a doação e entrega de cada um dos senhores aqui nessa reunião para garantir um procedimento padrão em todo o Brasil. E que as decisões aqui tomadas sejam o melhor para o futuro dos Corpos de Bombeiros. Aproveito para agradecer o major Cavalcante, presidente da comissão do ENSALV, pela organização do evento. Também agradeço o major Carlos Rodrigues, presidente da CONASV, pelo apoio no evento”, disse o comandante.

Um dos temas mais discutidos pela comissão foi a padronização das nomenclaturas das técnicas e equipamentos usados no salvamento veicular. A comissão debateu diversos termos hoje usados em cada um dos Estados definindo por votação simples aqueles que serão usados por todos de agora em diante.

Outra preocupação da entidade concerne na viabilização de veículos para treinamento. Não há como praticar em um automóvel sem inutilizá-lo, daí a necessidade de parcerias público/privadas, com montadoras por exemplo, e demais instituições públicas, como os Departamentos de Trânsito, para a aquisição do maior número possível de veículos para a prática do salvamento veicular.

O capitão Gabriel Greinert, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, defendeu a participação dos bombeiros em competições, como o Desafio Mundial de Salvamento Veicular, que será realizado em novembro, em Florianópolis-SC. “Não se trata de ganhar prêmios, mas de elevar a qualidade do serviço em si”, afirmou. O oficial relatou sua experiência com equipes competidoras e como isso refletiu na qualidade do atendimento à população.

Ao final, o major Carlos Rodrigues, apresentou os destaques feitos no estatuto da entidade que deverá ser votado e aprovado até o fim do ENSALV na sexta-feira, dia 1º de abril.