CBMAL

FRANCêS: GUARDA-VIDAS ALERTAM BANHISTAS SOBRE OS PERIGOS DA PRAIA

  • 08/02/16
  • 17:02

Terceiro dia de carnaval lota uma das praias mais procuradas de Alagoas

Os guarda-vidas do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) alertam os banhistas que frequentam a praia do Francês sobre os principais perigos que o local proporciona. Diante de grande quantidade de pessoas no período carnavalesco, o trabalho de prevenção é intenso nas areias da praia.

 

Segundo o major Aluysio Wanderley, é preciso uma atenção redobrada nesse período, além do reforço no trabalho de prevenção.

“Com o mar agitado e o grande número de banhistas, precisamos estar sempre atentos para evitar afogamentos. Nós conversamos com os banhistas mais afoitos, pedimos cuidados com embarcações e boias, sinalizamos com placas de perigo onde existe correntes de retorno, colocamos pulseiras de identificação nas crianças e ainda fazemos rondas regularmente nas areias e na água para identificar possíveis vítimas. Mesmo com toda a prevenção, ainda existe casos de afogamentos”, conta.

O posto de guarda-vidas do francês dispõe uma Moto de Salvamento Aquático (jet-ski) equipado com body sled e um Auto Resgate para transporte de vítimas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Deodoro, quando necessário.

Só num pequeno período da manhã desta segunda-feira, 8, foram resgatados duas vítimas de afogamento. O maceioense Sanio Correia Costa, de 23 anos e a gaúcha de Porto Alegre Vera Oliveira, de 43 anos. Os dois estavam em princípio de afogamento e foram resgatados com a ajuda do jet-ski de salvamento.

O maceioense conta que estava nadando na parte onde não havia recifes. “Estava querendo pegar ondas e a maré me carregou. Tentei nadar de volta, mas fiquei muito cansado. Meus amigos pediram a ajuda dos guarda-vidas e por pouco não acontece o pior”, disse.

Já a turista conta que estava tomando banho no raso e não percebeu quando a maré estava levando-a para o fundo. “Foi muito rápido. Estava com uma amiga ela conseguiu voltar à praia e eu não consegui. Não tinha nem pensado em pedir socorro ainda, e os bombeiros chegaram para me salvar. Foi tudo muito rápido”, afirmou.

AUTO RESGATE

Na tarde deste domingo, 7, também foram registradas duas ocorrências de atendimento pré-hospitalar na Praia do Francês. Uma vítima desmaiou devido ao consumo excessivo de álcool e foi encaminhada pelo Auto Resgate para a UPA do município. A outra vítima sofreu um mal súbito e precisou ser atendida pelos guarda-vidas para, em seguida, ser encaminhada ao hospital.

CRIANÇAS PERDIDAS

Três crianças perdidas foram encontradas também na tarde deste domingo. Uma menina de 3 anos e dois meninos de 6 e 9 anos. As crianças foram encontradas pelos guarda-vidas e entregues aos responsáveis.

CUIDADOS

Os banhistas que vão à praia podem pedir informações no posto de guarda-vidas sobre os locais mais seguros. As crianças devem estar com pulseiras de identificação com nome da criança, nome do responsável e telefone para contato para que sejam facilmente encontradas em caso de se perderem de seus pais.

Outra dica é sempre respeitar as placas que sinalizam os locais mais perigosos para o banho. Boias para as crianças dão a falsa impressão de segurança pois elas podem carregá-las para o fundo. É sempre bom evitar entrar na água após consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou alimentação pesada.


Últimas Notícias