CBMAL

POSTO DE GUARDA-VIDAS DO FRANCêS CONTA COM APOIO DE AMBULâNCIA

  • 05/02/16
  • 12:02

 

 

Serviço implantado otimiza o atendimento a vítimas após resgate de afogamento 

O Posto de guarda-vidas da praia do Francês, iniciou nesta sexta-feira, 5, o atendimento à população com ambulância. O Auto Resgate (AR), equipado com materiais para atendimento pré-hospitalar ficará à disposição dos guarda-vidas para suporte pós-salvamento no mar. 

O objetivo é regular a ativação do serviço continuado às vítimas de salvamento aquático atendidas no posto com a incorporação de um AR à disposição da guarnição de serviço. A implantação da viatura possibilita o transporte da tropa ao posto de guarda-vidas; o atendimento às ocorrências de atendimento pré-hospitalar; o atendimento continuado até o ambiente hospitalar; a diminuição no tempo-resposta; a integridade dos guarda-vidas decorrente do atraso gerado pelo deslocamento de viatura de outra localidade, e um serviço de qualidade para a população promovendo a salvaguarda de vidas.

Segundo o tenente coronel Reinaldo Moura, comandante do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), a implantação do AR otimiza o serviço dos guarda-vidas . “É um avanço em nossa Corporação porque é um serviço inédito que vai diminuir o tempo-resposta, beneficiando as pessoas que desfrutam da bela região”, disse.

O que motivou a implantação de uma ambulância especificamente no posto do Francês foi a maior incidência, estatisticamente, de afogamento naquela praia. Após o salvamento no mar e o atendimento pré-hospitalar, realizados com excelência pelos guarda-vidas, muitas vezes as vítimas tinham que aguardar uma ambulância de Maceió para o transporte até um centro hospitalar.

“Corremos atrás para responder uma necessidade que os guarda-vidas sentiam ao realizar resgates de vítimas afogadas. Em casos com mais gravidade, após o salvamento não tinha como transportar as vítimas para hospitais e o apoio demorava pra chegar. Com a implantação de um AR aqui, podemos encaminhar a vítima para a própria Unidade de Pronto Atendimento do Francês, que fica a apenas um quilômetro do nosso posto”, conta o capitão Fernando Holanda.

O posto de guarda-vidas conta com seis bombeiros por dia onde um ficará como o condutor da ambulância.

A ambulância está de prontidão exclusivamente durante o horário de serviço dos guarda-vidas e realizará o transporte das vítimas para a UPA do Francês. Além de vítimas de afogamento, também são ocorrências comuns cortes por conta de lixo nas praias e pedras pontiagudas, queimaduras causadas por água-viva e acidentes causados por esportes náuticos, além de vítimas de mal súbito devido ao forte calor, ingestão de alimentos e bebidas alcoólicas.