CBMAL

BOMBEIROS REALIZARAM OPERAçãO DURANTE A FESTA DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES

  • 14/01/16
  • 13:01

Cerca de 20 bombeiros por dia trabalharam durante o evento

Bombeiros do 6º Grupamento Bombeiro Militar (6º GBM) realizaram a Operação Bom Jesus durante a festa de Bom Jesus dos Navegantes ocorrida entre os dias sete e dez de janeiro, na cidade de Penedo. Foram empregados na operação 20 militares por dia, além de cinco viaturas e cinco embarcações.

 

De acordo com o tenente Sérgio, foi ativado um posto de comando entre as noites do dia sete e do dia nove com vista panorâmica para o palco e para o público. Mais de sessenta mil pessoas passaram pela arena onde aconteceram os shows.

A procissão começou com as bandas de pífano e levou cerca de 30 mil pessoas pelas ruas da cidade. Na sequência, ela percorreu o trajeto pelas águas do Rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe. O ACA 02 foi responsável pelo transporte terrestre da imagem de Bom Jesus dos Navegantes, e embarcações da corporação e da Marinha acompanharam a procissão fluvial.

 

O tenente Sérgio, do 6º GBM, avalia a operação como muito positiva. "Fizemos atuvidades nunca antes feitas, cobrindo todo o evento com as equipes de resgate e ativação do posto de comando baseado no SCI - Sistema de Comando de Incidentes", conta. 

 

O oficial destacou ainda a motivação da tropa. "A interação com a sociedade da região e o empenho da tropa foram o ponto máximo deste evento em minha opinião. Com o sucesso alcançado já voltamos nossa atenção para a operação verão e carnaval e se estenderá até o final de fevereiro", afirmou o tenente.

 

O Município de Penedo possui tradicionalmente a celebração ao Bom Jesus dos Navegantes, desde janeiro de 1884. Em 2016, a cidade comemorou a 132ª edição da festa alusiva ao santo protetor dos romeiros e ribeirinhos, sendo um dos momentos de maior expressividade da religiosidade e da cultura do povo penedense.


Últimas Notícias