BOMBEIRO MIRIM DE ARAPIRACA ENCERRA O ANO COM FORMATURA E HOMENAGENS

• 17/12/15

Na noite desta quarta-feira, 16, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas encerrou mais uma etapa do Projeto Bombeiro Mirim Arapiraca que há quatro anos oferece acompanhamento e formação para crianças da rede pública municipal da cidade arapiraquense.

O projeto teve início em 2012 com o tenente coronel BM Jammerson Oliveira e com a 1º tenente BM Beth Graziele com apenas 40 crianças contempladas. Hoje o projeto assiste 75 crianças que são selecionadas através de prova que engloba conhecimentos gerais para poderem ingressarem no projeto. A prefeitura municipal de Arapiraca é a maior parceira do Bombeiro Mirim e é ela que seleciona a escola da rede pública para que seus alunos sejam contemplados com o projeto em sua unidade de ensino.

Assim, desde 2012, a escola municipal Jesus Redendor pode oferecer, através da parceria com o Corpo de Bombeiros, instruções de ordem unida, prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros, salvamentos em geral, higiene e saúde, ética e cidadania, entre outros, como ações integrantes do Projeto Bombeiro Mirim.

E neste ano de 2015, o projeto chegou ao fim de mais um ano letivo com a formatura de 13 crianças que durante três anos puderem adquirir muito conhecimento na área bombeiro militar, aprender sobre valores, respeito ao próximo e honra. Homenagens, apresentações musicais e entregas de certificados fizeram parte da cerimônia que emocionou crianças, pais, autoridades e bombeiros presentes.

Para José Gilson Soares, 14 anos, sargento J. Soares como é chamado no projeto, participar do Bombeiro Mirim mudou sua vida. “Eu era mal comportado, um aluno péssimo na escola que brincava demais e estudava de menos e não respeitava os mais velhos como deveria ser. Agora sou outra pessoa e o projeto que me ajudou a mudar. Agora quero estudar para me tornar bombeiro militar um dia”, falou o concluinte.

Os alunos que participam do projeto são avaliados constantemente de forma teórica e prática como na rotina comum escolar e só se formam aqueles que mantem a média tanto no projeto como na escola.

O tenente coronel BM Jammerson Oliveira, comandante do 7º GBM, enfatizou a importância do projeto e destacou como uma das prioridades do grupamento de Arapiraca: “Tive a honra de fundar o projeto em minha primeira passagem pelo 7º GBM e hoje encerro mais uma turma com a sensação de dever cumprido. E quando planejamos as ações e metas para o ano seguinte colocamos o Bombeiro Mirim como a prioridade porque ele faz a diferença na vida dessas crianças”.

Durante a solenidade, o capitão BM Marcos Nascimento, antigo coordenador do projeto que está prestes a ir para a reserva remunerada, foi amplamente homenageado na cerimonia, na fala do comandante geral da corporação e inclusive como nome da turma que se formou.

A secretária de educação de Arapiraca, professora Maria Gorete, destacou a importância da educação como formação do cidadão: “essas crianças estão tendo a oportunidade de aprender e discutir sobre os temas transversais da vida e levar para sempre os valores que há muito tempo estão perdidos, como a moral, a ética, a cidadania e o respeito ao próximo”, disse.

Para encerrar, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, coronel BM Adriano Amaral, agradeceu todos os patrocinadores, instrutores, alunos e pais e enfatizou a importância de abraçar ainda mais o projeto: “O Bombeiro Mirim é um projeto nosso que muda a vida dessas crianças que serão os bombeiros militares de amanhã. Vamos nos dedicar mais, buscar mais apoios e fazer dele ainda mais grandioso e completo do que já é, tanto aqui quanto em Maceió”, finalizou.