BOMBEIROS MILITARES ALAGOANOS PUBLICAM ARTIGOS EM LIVRO DA SEGURANçA PúBLICA

• 11/12/15

Alunos do Curso de MBA em Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho e também concludentes da Pós-Graduação em nível de Especialização do Curso de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho, em Março de 2015, lançaram a obra SEGURANÇA PÚBLICA -QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO NA PERSPECTIVA DOS OPERADORES na VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas,  no Centro de Convenções Ruth Cardoso.

Os bombeiros militares alagoanos Major Aluysio Wanderley, capitã Aline Agra, capitão Antonio Madeiro e o capitão Diogo Andrade concluíram a pós- graduação e são alguns dos autores presentes nesta coletânea de artigos científicos que traz um importante conjunto empírico e teórico que desponta o esforço de autores em estabelecer relações entre o Estado e as políticas para a saúde, segurança do trabalho e qualidade de vida dos operadores da segurança pública de Alagoas, num contexto contemporâneo constituído de desafios acerca das garantias de direitos por condições de trabalho e pela valorização da própria vida.

O texto do Major Aluysio, nomeado de “Estudo dos danos provocados pela exposição solar aos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas” aborda a exposição de profissionais da corporação às ações do tempo e à radiação ultravioleta. Já o artigo do capitão Diogo Andrade, trata sobre “A importância do perfil epidemiológico das doenças ocupacionais no Corpo de Bombeiros” e do capitão Antônio Madeiro traz uma pesquisa sobre o “Perfil epidemiológico das vítimas de trauma assistidas pela corporação bombeiro militar”. A capitã Aline falou sobre “A relação entre a prática de atividade física e o trabalho do bombeiro militar para alívio do estresse”. Esse texto permite reflexões importantes acerca de ações que podem ajudar a pensar o estresse e sua relação com o trabalho, destacando que esse é uma condição que afeta diversos tipos de pessoas de diversos grupos ou classes sociais.

Para o professor Ricardo da Silva, organizador do livro, “as investigações expressas neste livro, apontam muitos questionamentos sobre às políticas de qualidade de vida de policiais e bombeiros militares e policiais civis de Alagoas e destacam enfaticamente a necessidade de mudanças na forma de pensar os espações e as condições para o desenvolvimento dos trabalhos”.

O livro está a venda na Ascom para os interessados e custa R$50,00. Quantidades limitadas.