CBMAL

GRUPAMENTOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIVULGAM PLANO DE OPERAçõES PARA VIATURAS

  • 11/12/15
  • 11:12

O Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e o Grupamento de Incêndio (GI) divulgaram o plano de operações para emprego de viaturas operacionais com o intuito de reduzir o tempo-resposta no atendimento a ocorrências e aumentar a ação de presença do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).

 O trabalho será ostensivo mediante o posicionamento de guarnições em pontos estratégicos e corredores viários de Maceió. Além de diminuir o tempo-resposta, a ação visa expor as viaturas adquiridas para a população alagoana, prestando contas das viaturas adquiridas através da taxa de bombeiro, paga pela sociedade.

O plano se encontra em execução e já trouxe benefícios para a sociedade. Um exemplo foi o incêndio numa barraca de tapioca no feriado religioso da última terça-feira (8). Quando a ocorrência foi registrada através do telefone de emergência 193, a guarnição de combate a incêndio já se encontrava em ponto estratégico na orla. Isso possibilitou uma redução significativa no tempo-reposta acarretando em ação eficiente que minimizou os danos dos comerciantes.

Para o tenente coronel Carlos Buriti, subcomandante operacional da região metropolitana, o planejamento integrado entre grupamentos contribui para otimizar o tempo-resposta nas ocorrências. “Desta forma, temos várias viaturas em pontos estratégicos da cidade prontas para o atendimento ao cidadão. Certamente teremos uma redução no tempo de resposta para solução de qualquer ocorrência, lembrando que em casos de emergência a população deve ligar imediatamente para o 193”, disse.

Os locais escolhidos são regiões que apresentem grande conglomerado de pessoas como áreas próximas a faculdades, supermercados, shopping centers e comércios, além de cruzamentos considerados perigosos como a rotatória da Polícia Rodoviária Federal, a Avenida Fernandes Lima, e outras vias de grande fluxo de veículos.

Todas as viaturas operacionais participam do rodízio dos chamados pontos-base. O Posto do Tabuleiro irá dispor de duas viaturas de resgate, uma de busca e salvamento, um Auto Bomba Tanque, um Auto Tanque e uma Auto Bomba Escada.

O Posto da Serraria dispõe de um Auto Resgate, um Auto Busca e Salvamento e um Auto Bomba. O quartel da Pajuçara oferece um Auto Resgate, um Auto Busca e Salvamento, um Auto Bomba Tanque, um Auto Tanque e um Auto Bomba Escada.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O GBS e GI estão divididos em três postos de bombeiros. O Posto do Tabuleiro que atua no Tabuleiro, Santos Dumont, Cidade Universitária, Rio Novo, Clima Bom, Fernão Velho, Santa Amélia, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Chã da Jaqueira, Petrópolis e Santa Lúcia, além dos municípios de Santa Luzia do Norte, Satuba, Messias, Rio Largo, Pilar, Atalaia, Cajueiro e Capela.

O Posto da Serraria atende os bairros da Serraria, Benedito Bentes, Antares, Jardim Petrópolis, Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, Riacho Doce, Pescaria, Ipioca, São Jorge, Barro Duro, Feitosa, Pitanguinha, Gruta de Lourdes, Ouro Preto, Canaã e Santo Amaro, além dos municípios de Barra de Santo Antônio, São Luiz do Quitunde e Paripueira.

Já o Posto da Pajuçara abrange os bairros do Trapiche, Pontal, Prado, Centro, Levada, Ponta Grossa, Vergel, Bom Parto, Farol, Mutange, Pinheiro, Pajuçara, Jaraguá, Poço, Ponta da Terra, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras, Jacintinho e Cruz das Almas, além dos municípios de Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Roteiro.