AFOGAMENTO NA MADRUGADA: EXEMPLO DE CORAGEM E DETERMINAçãO

• 08/04/24

Afogamento na Madrugada: Exemplo de Coragem e Determinação

Por 2° SGT BM Rodolfo Marcelo

Na madrugada de domingo, 07, uma equipe do Batalhão de Salvamento Aquático (BSA) foi acionada para uma ocorrência de afogamento na Praia de Cruz das Almas. O que se seguiu foi uma verdadeira saga de coragem e determinação.

Prontidão e Resposta Rápida

Às 2h30 da madrugada, a guarnição do BSA recebeu o chamado e rapidamente se deslocou até o local da ocorrência. Munidos de coragem e comprometimento, os guarda-vidas enfrentaram as ondas escuras em busca da vítima.

A Corrida Contra o Tempo

Com a vítima a cerca de 500 metros da costa, a situação era crítica. No momento crucial, quando o afogado submergiu, o 1° SGT Alaniel e os SGT Hélio e Alex Lima não hesitaram. Com técnica e determinação, realizaram o "canivete", alcançaram a mão da vítima e a trouxeram de volta à superfície.

Os bombeiros militares conduziram a vítima em segurança até a areia da praia, onde prestaram os primeiros socorros. Mesmo em meio à escuridão da madrugada, sua dedicação brilhou intensamente, salvando mais uma vida.

Emoção e Agradecimento

As palavras do Sargento Alaniel ressoam com emoção e verdade: "Graças a Deus deu tudo certo. Quando chegamos na Cruz das Almas, ele estava a uns 500m da praia e logo veio a cabeça que ia ser tarde demais nadar até lá. Fomos e chegando a uns 2 metros da vítima, ele apagou e submergiu. Eu

estava mais próximo  e pronto para dar um canivete quando consegui tocar na mão dele, daí puxamos para superfície e depois dele apagar mais umas três vezes durante a retirada, com o empenho de todos, conseguimos salvar mais uma vida."

Orgulho e Comprometimento

Cada salvamento é uma prova do compromisso dos bombeiros militares de Alagoas com a segurança e o bem-estar da população. A bravura e dedicação demonstradas nesta ocorrência são um reflexo do nosso orgulho em servir e proteger, mesmo nas horas mais desafiadoras. A união e o trabalho em equipe são os pilares do nosso sucesso. Cada membro da nossa tropa é essencial e cada vida salva fortalece ainda mais o nosso compromisso com a comunidade. Juntos, somos imparáveis.

Um Brado de Vitória

Parabéns à equipe do Batalhão de Salvamento Aquático, que era composta na ocasião pelo SGT Alaniel, SGT Hélio, SGT Alex Vieira e SGT Rios, por mais um resgate determinado. Seu espírito de sacrifício e determinação é uma inspiração para todos nós. Sigamos em frente, com o coração cheio de orgulho e a certeza de que estamos cumprindo nossa missão com excelência e humanidade.