CBMAL PARTICIPA DA OPERAÇÃO ALAGOAS IV

• 09/11/23

A Defesa Civil Estadual, com apoio do Exército Brasileiro, promoveu a Operação Alagoas IV, em conjunto com a Defesa Civil  Municipal, Polícia Militar de Alagoas e outros agentes, nos dias 07 e 08 deste mês. O Tenente Coronel Clemens, Comandante Operacional de Bombeiros da Região Metropolitana, representou o Corpo de Bombeiros no evento.

No ciclo inicial, ocorreram palestras sobre situações simuladas. O primeiro incidente simulado ocorreu em um prédio no bairro do Pinheiro, onde equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros adentraram o local para resgatar cerca de 20 famílias relutantes em sair do imóvel, que tinha grande risco de desabamento.

O Major BM Jorge Luiz, Comandante do Grupamento de Busca e Salvamento, coordenou os acidentes simulados. Posteriormente, um segundo incidente foi simulado nas imediações da Avenida Pierre Chalita, envolvendo o desabamento de uma barreira e múltiplas vítimas.

Equipes de socorrismo, busca e salvamento, e operadores aéreos do Grupamento Aéreo atuaram no resgate, atuaram utilizando o método START para triagem e atendimento de vítimas.

O simulado foi fundamental para treinar os agentes em situações próximas da realidade, aprimorando suas habilidades técnicas e operacionais.