CBMAL

MILITARES DO CBMAL CONCLUEM O CURSO DE PERíCIA DE INCêNDIO REALIZADO PELO CBMDF

  • 11/10/23
  • 13:10

 

por Yasmin Evangelista, estagiária ASCOM CBMAL

 

 

O Corpo de Bombeiro Militar de Alagoas agora conta com mais três oficiais militares peritos em incêndios. Na última sexta-feira (06), o tenente coronel Roberto, major Holanda e capitão J Alves concluíram o Curso de Perícia de Incêndio (CPI), realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

 

 

 

 

Dentre os objetivos do curso estão a prevenção do incêndio e mitigação dos danos causados por ele, por meio de estudos especializados, sugestão de técnicas de combate a incêndio, mudança de normas de segurança contra incêndio e pânico e promoção da mentalidade prevencionista.

 

O curso teve carga horária de 370 horas/aulas distribuídas entre os meses de maio e outubro deste ano na modalidade semipresencial. Foram abordados conteúdos como Legislação Aplicada à Investigação de incêndio, Ciência do Fogo, Modelagem de Incêndio, Investigação de Explosões, entre outros. 

 

 

O capitão J Alves, agora perito de incêndio, falou sobre o curso. “Essa especialização é importante não só para mim, mas para um avanço da Corporação, pois ele visa garantir os padrões de qualidade e execução do serviço de investigação de incêndio, buscando a excelência no atendimento às legislações e demandas aplicáveis, além de retroalimentar o Sistema de Segurança Contra Incêndio e o ciclo operacional de bombeiros”.

 

“Ainda em referência à retroalimentação, é importante salientar a utilização dos dados coletados da perícia como forma de aprimoramento institucional contínuo, melhorando suas técnicas e táticas de combate a incêndio, atuando na evolução das normas de segurança e envolvendo todos os segmentos da Corporação”, comentou o oficial.