REUNIãO ENTRE BOMBEIROS E óRGãOS DA PREFEITURA DISCUTE SITUAçãO DO CENTRO DE MACEIó

• 18/11/15

Força-tarefa entre Estado e Município deve ser criada para melhorias no Centro

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) se reuniu com a Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), a Defesa Civil Municipal, além da Câmara Municipal de Maceió e Aliança Comercial. A reunião aconteceu no gabinete da prefeitura com a presença do vice-prefeito Marcelo Palmeira.

O comandante geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral, explicou a necessidade dos órgãos chegarem em um denominador comum. “As instituições precisam falar a mesma língua em prol das melhorias no Centro de Maceió. Essa reunião é justamente para apontarmos as principais dificuldades que enfrentamos para que possamos saná-las futuramente através de um plano de trabalho entre os órgãos”, destacou.

BOMBEIRO APRESENTA DIFICULDADES

O tenente coronel Carlos Buriti, subcomandante operacional da região metropolitana, apresentou a operação realizada durante a ocorrência do incêndio que devastou quatro lojas do Centro e as principais dificuldades que as guarnições tiveram. O oficial apresentou o mapa geral da área atingida pelas chamas e as posições estratégicas das 14 viaturas utilizadas na operação.

“Tivemos problemas com o pouco espaço para locomoção das viaturas devido a orelhões, postes, banca de revista, fiação elétrica, além do próprio calçadão que foi danificado por não resistir ao peso das viaturas. Uma viatura de combate a incêndio, por exemplo, pode chegar ao peso de aproximadamente 25 toneladas. Também encontramos hidrantes que não estavam funcionando. Por sorte, um hidrante estava em condições de uso e foi fundamental para o combate ao incêndio”, disse.

Este único hidrante forneceu aproximadamente três milhões de litros de água. Esse cálculo é feito baseado no tempo utilizado durante o incêndio (mais de 11 horas ininterruptas), a vazão volumétrica e a pressão que a água é utilizada para o combate.

PROPOSTAS APRESENTADAS PELOS ÓRGÃOS

O tenente coronel João Henrique Medeiros, superintendente da Superintendência de Atividades Técnicas do CBMAL, sugeriu que os funcionários das lojas do Centro passem por um treinamento básico de prevenção de acidentes. Já a Aliança Comercial ofereceu apoio para instalação de hidrantes no Centro.

A secretária da Semtabes, Solange Jurema, sugeriu uma efetivação de um condomínio no Centro o que acarretaria em medidas de prevenção, palestras para os lojistas e funcionários, brigadistas fixos na área, entre outros. Já o coordenador municipal de defesa civil, Dinário Lemos, sugeriu a criação de um Plano de Contingência para o Centro aos moldes de outros planos como da Braskem, Petrobras, Porto e Aeroporto.

O secretário da Seminfra, Roberto Fernandes sugeriu a criação de uma lista de necessidades de cada órgão, além de ver a possibilidade de vincular a emissão da renovação anual do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros com o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura. Hoje esse vínculo é feito apenas na emissão do primeiro certificado. “O problema é que as lojas mantém o alvará de funcionamento e o certificado do bombeiro vencidos. Esses documentos são válidos apenas por um ano”, disse. O secretário aproveitou para exaltar o trabalho dos bombeiros no maior incêndio que o Centro já viu. “A atuação foi impecável. O bombeiro agiu de forma rápida, objetiva e profissional, apesar dos problemas dos hidrantes que não estavam em funcionamento. É preciso resolver urgente o problema dos hidrantes”, finalizou.

CENTRO LIBERADO NA QUINTA

Os locais próximos às lojas incendiadas devem ser liberados na próxima quinta-feira pela Defesa Civil Municipal para retirada de entulhos. O local ainda encontra-se interditado para que os peritos de incêndio do Corpo de Bombeiros concluam a causa do incêndio e emitam o laudo pericial. Só neste caso, são cinco peritos. Também para esta quinta-feira (19) está prevista a entrega do relatório final do Corpo de Bombeiros apontando as principais dificuldades logísticas enfrentadas no sinistro.

PRÓXIMA REUNIÃO

A segunda reunião está marcada para a próxima terça-feira, às 10h, na sede da prefeitura. Além dos órgãos já citados, a Casal, a Eletrobras e o Ministério Público também devem participar.