CBMAL

CBMAL FOI A CORPORAçãO COM O MAIOR NúMERO DE TRABALHOS CIENTíFICOS DO XV SENABOM

  • 15/11/15
  • 15:11

Mais uma vez Alagoas deixou registrada sua participação no XV Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), ocorrido entre os dias 11 e 13 de novembro, em Goiânia-GO. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) foi a corporação que enviou maior número de trabalhos científicos para o evento. A comissão organizadora das apresentações parabenizou por diversas vezes nossos militares, destacando a belíssima participação nessa etapa. 

Ao todo, foram apresentados quinze trabalhos no seminário, dos quais três representaram o CBMAL. Os temas variavam por área, como: incêndio, atividades técnicas, engenharia, acessibilidade, entre outros.

TRABALHOS

As tenentes Beth Graziele Claudino Costa e Ana Carla Lima Barbosa apresentaram o trabalho “Acessibilidade e língua brasileira de sinais no site do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas”, em que abordam o processo de criação do novo site versando sobre os aspectos que poderiam torná-lo mais acessível para o público em geral, em especial, para o cidadão surdo.

O major Rômulo Guedes juntamente com a tenente Ana Carla Lima Barbosa apresentaram o trabalho “Acessibilidade do deficiente auditivo: recepção adequada ao cidadão surdo nos balcões de atendimento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas”, o qual aborda as exigências relativas ao atendimento do cidadão surdo em órgãos dos setores públicos, enfocando em especial, o atendimento realizado nos balcões do CBMAL.

O Tenente Rafael Pereira Duarte apresentou trabalho sobre “Contratação de serviços de manutenção dos Corpos de Bombeiros: a alternativa da terceirização da atividade meio”, que trata da terceirização da manutenção de viaturas da frota do CBMAL como alternativa para atividade meio, tendo como orientador o major Pedro Henrique.

As apresentações duravam dez minutos e tinham como palestrantes, militares e civis de diversos estados. Entre os militares estavam Pernambuco, Paraná, São Paulo, Mato-Grosso, Goiás e Alagoas, e seus representantes iam desde o soldado até tenente coronel.

Os pesquisadores tinham apenas 10 minutos para explanar sobre a pesquisa realizada e ao final de todos, a banca junto com a plateia faziam considerações e perguntas.

RELEVÂNCIA

“Esses trabalhos são de suma importância pois dão a oportunidade de discutirmos o que já foi colocado em prática em outros lugares e dessa forma auxilia e colabora para o desenvolvimento de nossas Corporações” afirmou o capitão Bráulio, representante da comissão técnica.

De acordo com o oficial, os trabalhos que abordaram a acessibilidade do público surdo demonstraram a sensibilidade do CBMAL em atender pessoas com dificuldade de comunicação, algo que poucas corporações têm dado atenção.

O oficial destacou ainda a participação de Alagoas. “Vocês são os que mais produzem trabalho científico. Isso demonstra a preocupação que vocês têm de melhorar o atendimento prestado à sociedade”.

TRABALHO DESTAQUE

Além desses três trabalhos, o capitão Diogo Andrade junto com o soldado Torres apresentou na reunião do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – LIGABOM, o trabalho “A eficácia do teste de aptidão física e preparação dos militares para sua execução no CBMAL”.

Para o capitão Diogo, foi uma responsabilidade imensa ter sido escolhido um trabalho do CBMAL para ser discutido na reunião mais importante entre os Corpos de Bombeiros do Brasil.

“Procuramos com o tema plantar uma semente na reunião da Ligabom, onde encontram-se todos os comandantes dos Corpos de Bombeiros e se discute tudo sobre nossa profissão.  Foi muito importante essa atenção para área do treinamento físico militar atrelado ao teste de aptidão física, pois o militar é preparado para atender a sua atividade fim”, disse o oficial.

Ao fim da apresentação foi sugerido que todos os departamentos de educação física dos corpos de bombeiros fossem reunidos para discutir novos temas nessa área e o comandante da LIGABOM já se dispôs em colocar essa pauta para ser discutida na próxima reunião.


Últimas Notícias