CBMAL

DAVID SZPILMAN DEFENDE MAIOR INVESTIMENTO NA PREVENçãO PARA O SALVAMENTO AQUáTICO

  • 13/11/15
  • 09:11

 

Médico ministrou palestra no XV SENABOM 

Tido como referência internacional quando o assunto é salvamento aquático, o médico David Szpilman deu uma palestra sobre prevenção no Simpósio de Salvamento Aquático ocorrido no segundo dia do XV Seminário Nacional de Bombeiros, realizado em Goiânia-GO, que começou na quarta-feira e tem encerramento previsto para hoje (13).

Na verdade, a prevenção é um tema recorrente para o médico que também é fundador da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), onde faz um intenso trabalho tanto com profissionais da área quanto com leigos.

Atualmente, segundo Szpilman, estima-se um custo anual de mais de 1 bilhão e 400 milhões em ocorrências de afogamento em todo o país. Para ele, se fosse revertido apenas 10% do que hoje é gasto com os afogados para a prevenção (em compra de equipamentos, materiais de sinalização, em capacitação de profissionais, cursos, etc) o custo seria bastante reduzido.

O médico citou ainda ações como o Surf Salva, projeto social que promove a capacitação de surfistas para que saibam como agir ao presenciar alguém se afogando, já que eles costumam surfar em regiões onde o mar é mais revolto e, consequentemente, mais propício para ocorrer afogamentos. 

Para o soldado Pedro Paes, o simpósio foi importante especialmente para atualização do profissional guarda-vidas. “É sempre bom buscar novas informações, renovar o conhecimento na área para não ficar desatualizado. Achei as atividades aqui muito boas e vamos repassar tudo que aprendemos aqui para os outros GVs em Alagoas”, disse o militar.


Últimas Notícias