CBMAL

OFICIAIS DO CBMAL APRESENTAM TRABALHO CIENTíFICO SOBRE A ACESSIBILIDADE DO NOVO SITE DA CORPORAçãO

  • 18/10/15
  • 14:10

Trabalho foi apresentado durante o XXII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia em Salvador

Nessa última quinta-feira, 15, as tenentes Beth Graziele Claudino Costa e Ana Carla Lima Barbosa, apresentaram o trabalho científico “INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO NOVO SITE DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS” no XXIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia que aconteceu na cidade de Salvador, Bahia.

De acordo com a Lei Federal n. 13.146 de 06 de julho de 2015, os órgãos e instituições públicas são obrigados a adotarem medidas que garantam em seus sites acessibilidade a pessoas com deficiência. Pensando nisso e com o objetivo de oferecer seus serviços com maior acessibilidade para todas as pessoas, incluindo crianças e idosos, a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação junto com a Assessoria de Relações Públicas e Comunicação Social reformularam o site da corporação baseado no perfil de usuários, tornando o site limpo, moderno e acessível para todo e qualquer indivíduo.

Com o papel fundamental do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) em difundir conhecimento e informação, além de atender a legislação vigente, foi inserido no novo site o aplicativo hand talk, ferramenta que auxilia o surdo a ter acesso ao conteúdo disponibilizado, por meio da tradução da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, sua língua materna.

Dessa maneira, o CBMAL tornou-se mais um aliado dos indivíduos com deficiência, garantindo o seu direito de obter a informação destinada a todos os cidadãos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e difundindo a ideia de igualdade.

“Já temos muitas leis que garantem o direito dos indivíduos com deficiência, mas ainda não temos instituições que façam valer essas leis. Somos pioneiros, a primeira corporação que contribui pondo em prática o que rege a lei, cumprindo seu papel de inclusão social”, disse a tenente Graziele Costa.

É importante destacar que durante o referido Congresso, o senhor Antônio José Ferreira, Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi um dos palestrantes, abordando os principais pontos da Lei Brasileira de Inclusão.

Durante sua fala destacou a experiência do Estado de Pernambuco, onde existe uma lei de 2012 que modifica a forma de tratar o militar com deficiência.  Esse militar, antes reformado, agora é remanejado para exercer funções dentro de suas possibilidades.

“O índice de depressão dentre essas pessoas era muito grande e hoje, essa ação inovadora de Pernambuco tem trazido resultados muito positivos. Em Brasília, alguns programas estão sendo desenvolvidos com bombeiros e policiais, mas a Secretaria está trabalhando para legalizar e levar a ideia de inclusão dentro das instituições militares para todo o Brasil”, disse.

Por fim, o secretário divulgou um curso que irá disponibilizar vagas para bombeiros e policiais de todos os estados do país, que tratará de como resgatar pessoas com deficiência, com foco em crianças e idosos.

“Nós estamos planejando no início de 2016 em Brasília uma Conferência com os Corpos de Bombeiros e Policias Militares para discutir e pensar estratégias sobre essas questões”, falou o secretário.

O Corpo de Bombeiros como instituição preocupada em oferecer um serviço de qualidade para o cidadão e contribuir com as questões sociais de seu estado ainda tem muito que construir, mas está no caminho certo, realizando pequenas atitudes que mudam a vida de muita gente.

 

Por Beth Graziele


Últimas Notícias