ABERTURA DO V CURSO DE SALVAMENTO VEICULAR LEVE

• 11/10/21

Na manhã de hoje, 11, deu-se início ao Curso de Salvamento Veicular Leve (CSV-L) que será realizado na cidade de Delmiro Gouveia, com o apoio incondicional do 9º Grupamento de Bombeiro Miliitar, localizado na cidade de Santana do Ipanema.

O turno do CSV-L 2021 contará com a presença de 20 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e 04 militares do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, mais precisamento do grupamento que destaca na cidade de Paulo Afonso, que fica bem próximo à base onde ocorrerá o curso (Delmiro Gouveia), onde ambos grupamentos atendem acidentes de grande porte em detrimento a malha viária que os municípios possuem.

Tenente Coronel BM Leopardi, Comandante da Academia de Bombeiro Militar, presidiu a abertura e foi também mestre de cerimônia na ocasião. Devido a pandemia pela qual passamos, a aula inaugural aconteceu virtualmente. O Superintendente de Ensino e Pesquisa do CBMAL, Coronel BM Ivo Alvarez, enfatizou a necessidade da especialização de todos os militares na busca do conhecimento para melhor servir à população.

Prestigiando o evento, o Tenente Coronel BM Maurício Ferro, do Corpo de Bombeiros Militars do Rio Grande do Sul, Presidente da Comissão Nacional de Salvamento Veicular (CONASV), comentou da honra de participar deste evento, tendo em vista se tratar do seu primeiro ato como Presidente da CONASV. Além de reforçar a importância do CBMAL no Salvamento Veicular, quando em 2007 o CBMAL relizava o primeiro curso que abriria as portas para demonstrar a importância do conhecimento no salvamento de vítimas em acidentes de trânsito.

Ten Cel BM Maurício Ferro deu sequência à aula inaugural com a palestra Novas Perspectivas do Salvamento Veicular no Brasil.

Major Brandão comentou sobre a necessidade do Bombeiro Militar possuir operadores com esse conhecimento técnico para gerenciar a cena do trauma e poder melhor discernir sobre a melhor técnica para atender a ocorrência. Reforçou o cooperativismo com o CBMBA em benefício mútuo para melhor servir, onde quem ganha sempre será a população que receberá atendimento especializado e garantir um menor tempo resposta. Agradeceu o apoio incondicional do 9º GBM, na pessoa no Tenente BM Moura, em conseguir carcaças de automóveis para realizar as técnicas exploradas no CSV-L.

O curso tem duração de três semanas, sendo duas semanas com aulas telepresenciais onde será abordada toda a parte teórica para que na última semana de curso, ocorra a parte prática onde o turno será dividido em equipes para melhor absorver o conteúdo.

CSV-L 2019

Segundo o Tenente Coronel BM Jack Emerson, que será aluno do CSV-L 202, de acordo com a Organização Mundial de Saúde em 2010 mais de 1 milhão e trezentas mil pessoas têm a vida precocemente ceifada a cada ano, por mortes no trânsito. Os números são ainda mais impactantes, sabendo que para cada morte, muitos outros pacientes sofrerão permanentemente com sequelas físicas causadas pelos acidentes no trânsito e que ocorrerá um impactante efeito negativo na previdência e economia, reduzindo assim a força de trabalho de jovens em idade adulta ativa e potencialmente produtiva.

É um verdadeiro cenário de guerra.

E evitando cometer o erro de exércitos que perderam batalhas por não conhecer o terreno em que atua, é que o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas inicia o V - CSVL , busca se manter atualizado nas técnicas e táticas de salvamento veicular, acompanhando os avanços tecnológicos no Brasil e no mundo, tudo com o intuito de poder atuar com eficiência e segurança na seara dos acidentes de trânsito, finaliza o TEN CEL BM Jack Emerson.

Que seja mais uma edição repleta de informações e que o turno explore todo o vasto conhecimento dos seus instrutores, para que se tornem multiplicadores do conhecimento.