CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS CONTARá COM AVIãO PARA OPERAçõES

  • 24/11/20
  • 12:11

Avião Bombeiro 01 chega à corporação na próxima quarta-feira, 25

 

 Por Ascom CBMAL

 

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) contará a partir desta semana com um avião para operações. A aeronave chegará ao estado na próxima quarta-feira, 25, por volta das 14 horas, no hangar do Grupamento de Operações Aéreas, e representará um grande salto no potencial da corporação, reduzindo o tempo para atendimento a ocorrências de maior distância que necessite de um recurso especializado.

 

A aeronave do CBMAL é um avião Cessna 210, de fabricação americana, movida a hélice por um motor a pistão com seis cilindros que proporcionam 310 cavalos de potência. Esta aeronave tem capacidade de transportar dois tripulantes e quatro passageiros, possuindo peso máximo de carregamento de 785 kg, incluindo o combustível, que com o volume dos tanques pesam 245 kg, restando para tripulantes, passageiros e bagagens 540 kg. Sua autonomia permite deslocar com segurança por uma distância de 1250 quilômetros.

 

Por ser um avião rústico pode pousar em pistas de barro, facilitando a operação em vários locais do interior do Estado de Alagoas. O avião possui uma asa alta que favorece a visão, sendo muito utilizado para realizar buscas. O avião é homologado para realizar o voo noturno e em algumas condições climáticas de baixa visibilidade.

 

O avião foi apreendido por tráfico de drogas e cedido ao CBMAL através de decisão judicial do Mato Grosso. Ele estava de posse do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e foi repassado há alguns dias para a corporação alagoana. No CBMSC, a aeronave realizou várias missões, focadas principalmente em buscas e transporte aeromédico.

 

O Avião Bombeiro 01 será, também, colocado à disposição para atuar em conjunto com o SAMU, reforçando a integração dos órgãos estaduais, marco do governo atual.

 

Com essas características, tal aeronave poderá realizar as seguintes atividades:
 
 ⁃ transporte de militares e autoridades para apoio a ocorrências em locais distantes;
 ⁃ sobrevoos servindo como plataforma de observações em busca de embarcações;
 ⁃ transporte de equipe com cães para ocorrências de busca e salvamento;
 ⁃ apoio administrativo;
 ⁃ transporte de tropa;
 ⁃ transporte aeromédico (UTI aérea);
 ⁃ transporte de órgãos e tecidos para transplantes;
 ⁃ transporte de carga;
 ⁃ busca e localização em terra e no mar;
 ⁃ monitoramento de focos de incêndio florestal;
 ⁃ patrulhamento preventivo e monitoramento ambiental;
 ⁃ lançamento de paraquedistas;
 ⁃ ajuda humanitária (transporte de alimentos, medicamentos e água para comunidades isoladas ou por decreto de estado de emergência ou calamidade pública);
 ⁃ transporte de Peritos Oficiais do Estado.
 ⁃ apoio a secretarias de estado e ao Poder Judiciário.
 

Alagoas possui diversas pistas de pouso, que em sua grande maioria são de barro, das quais podemos citar: 

 

- Arapiraca- Aeroporto

- Santana do Ipanema - pista de barro
- Coruripe - pista de barro (uso para aviões agrícolas)
- Batalha - Pista de Barro 

- Piranhas - Pista de barro

- Delmiro Gouveia - Pista de barro

- Barra de Santo Antônio - Pista de asfalto

- Palmeira dos Índios - Pista de barro

 

Fora do Estado possuímos diversos destinos largamente utilizados para o transporte aeromédico como, por exemplo, Recife e Salvador.

 

Alguns serviços não necessitam realizar pouso no local exato da ocorrência, como fiscalizações ambientais, avaliações de incêndios em matas ou vegetação, perícias, buscas, entre outros.