CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS REALIZA CICLO DE PALESTRAS SOBRE SEGURANçA CONTRA INCêNDIO E EMERGêNCIAS

  • 21/10/20
  • 12:10

Legislações, sistemas de prevenção e conceitos básicos de Sprinklers foram os temas centrais do ciclo

Por 3º sgt Stephany Domingos

Com o objetivo de atualizar a tropa sobre as legislações relacionadas a Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas, a corporação recebeu a Engenheira Débora Arjona, especializada  em prevenção e combate a incêndios e explosões pela Universidade de São Paulo - USP e pós-graduando em engenharia de Incêndio.

O treinamento aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro e reuniu bombeiros militares dos mais diversos grupamentos da capital e do interior, além dos bombeiros da Superintendência de Atividades Técnicas. A engenheira procurou a corporação com interesse em trazer esse treinamento para a tropa e assim difundir seus conhecimentos e experiência na área.

Débora trouxe para a corporação um vasto conhecimento em legislação de prevenção contra incêndio e emergências com 28 anos de atuação nessa área. Além disso, ela é certificada em diversas normas NFPA e membro do Conselho Deliberativo e Comité Técnico da Associação Brasileira de Sprinklers.

 

Para o capitão Vasconcelos, a presença  da Débora foi de fundamental importância neste momento em que a SAT está em fase de elaboração de consulta pública de suas instruções técnicas próprias. “Esse é o momento ideal para que a  engenheira Débora apresente as instruções técnicas de São Paulo para que a SAT tenha uma noção preliminar de como aplicar e proceder nos casos daqui”, explicou.

A partir deste momento, munidos das informações passadas pela engenheira Débora,  a SAT também pretende organizar um Seminário de Prevenção de Incêndio para ampliar e difundir ainda mais os conhecimentos técnicos desta área.

A engenheira Débora Arjona explicou que seu principal intuito em fazer esse trabalho voluntário é porque o Brasil é muito deficiente em cursos e aperfeiçoamentos nesta área. “Eu busquei minhas especializações fora do país e sempre achei que era uma responsabilidade civil minha difundir esse conhecimento que adquiri fora e assim contribuir para que o bombeiro possa trabalhar na prevenção e nunca no combate”, explicou. É importante salientar também que a engenheira Débora veio difundir seu vasto conhecimento e experiência dentro de um contexto técnico e não comercial. Ela falou que sonhava em ser bombeira e que hoje, podendo atuar em parceria ela está salvando vidas, de certa forma.