COMANDO GERAL HOMENAGEIA TRIPULANTES DO GRUPAMENTO AéREO POR RESGATES REALIZADOS

• 04/09/20

Afogamento na Barra de São Miguel e resgate na Ponte Divaldo Suruagy foram ocorrências atendidas pelo grupamento aéreo no més de agosto

Por Stephany Domingos

Na manhã da última quarta-feira, 02, o coronel André Madeiro, comandante geral do Corpo de  Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), recebeu no Quartel do Comando Geral os tripulantes envolvidos em dois resgates marcantes que aconteceram no último mês.

Estavam presentes o médico do Samu Claubiano Moura e o sargento Marcelo Souza que foram empregados no resgate que ocorreu na praia de Barra de São Miguel no dia 30 de agosto. Também compareceram o major PM Mota e o sargento Guimarães que atuaram no resgate de uma vítima na Ponte Divaldo Suruagy, no dia 19 de agosto, além de outros tripulantes e pilotos do Grupamento Aéreo.

Afogamento na Praia da Barra de São Miguel

O Falcão 03 foi acionado para um suposto afogamento na praia do Mirante da Sereia e após ser verificado que não se tratava de um afogamento, iniciou patrulhamento no litoral, ação rotineira do Falcão 03 aos finais de semana. Quando estava sobre a praia da avenida recebeu a informação de um afogamento na praia da Barra de São Miguel. Ao chegar no local foi avistada uma vítima e o sargento Marcelo fez o salto para inciar o resgate.

O sargento Marcelo falou que ao sair do mar com a primeira vítima em segurança, percebeu que a aeronave não o acompanhou como é de costume e logo ele percebeu que existia outra vítima em alto mar. “A aeronave fez o toque na praia e eu embarquei novamente para dar o apoio ao resgate da segunda vítima. Assim que entrei na aeronave, percebei que o médico não estava lá e foi aí que me dei conta que ele havia pulado para resgatar a segunda vítima. Ela já estava no mar há um tempo e sem dúvida, o suporte do doutor Claubiano foi fundamental para que a gente conseguisse retirar aquela pessoa com vida”, disse o sargento.

O doutor Claubiano é médico do SAMU e atua no Grupamento de Operações Aéreas, porém sua familiaridade em salvar não começou daí. Claubiano já foi bombeiro militar e durante mais de dez anos fez parte das fileiras do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. “no Corpo de Bombeiros eu fiz muitos amigos e me apaixonei pelo salvamento. E quando eu me vi naquela situação em que uma vida precisava ser salva eu não poderia hesitar. Tudo aconteceu muito rápido e a decisão tinha que ser tomada com urgência então eu disse que estava pronto para saltar e saltei. Ao chegar lá, cheguei perto da vítima, entreguei o flutuador para ela e então vi em seus olhos a sua expressão mudar. Ela se tranquilizou e isso já causou em mim aquela grande sensação de dever cumprido. Passei um tempo com ela e em seguida o sargento Marcelo chegou e nós fizemos a retirada dela juntos”, falou o médico com uma imensa sensação de gratidão.

Resgate na Ponte Divaldo Suruagy

No dia 19 de agosto a guarnição do Falcão 05 foi acionada para busca de uma vítima que estava desaparecida e que era bastante conhecida por todos da corporação por ser esposa de um bombeiro militar da reserva. Na ocasião ela foi avistada pelos tripulantes operacionais nas proximidades da Ponte Divaldo Suruagy.

O piloto do Falcão 05, major Mota, percebeu a oportunidade de pairar com a viatura e sem tocar o chão, o sargento Guimarães saltou pronto para chegar próximo a vítima. “Quando ela nos viu, ela correu pro outro lado da ponte e ficou debruçada. E então eu percebi que se eu não fosse rápido o suficiente ela poderia pular. Em um momento de distração dela, eu a abordei, imobilizei e busquei conversar para acalmá-la. Ela não entendia porque eu estava ali salvando a vida dela e eu disse que nossa guarnição estava ali com um propósito e que era um orgulho para nós poder estar ali para salvar a vida dela”, contou o sargento com emoção ao lembrar desse momento.

Segundo o major Mota, piloto da aeronave naquele dia, foi o toque divino que fez com que eles conseguissem avistar aquela mulher naquela situação. “Fomos acometidos de uma imensa sensação de gratidão por poder estar ali e fazer a diferença.

Homenagem pelo Comando Geral

Por esses resgates e por todo o apoio dado pelo grupamento aéreo nessas situações em que a redução do tempo resposta é fundamental para o salvamento de vidas, o comandante fez questão de reunir esses grandes profissionais, anjos dos ares, que minimizaram a dor da perda de tantas pessoas, para agradecer e demonstrar a eles o valor que eles tem para a corporação e para toda a sociedade.

“Sem os senhores o grupamento aéreo não funcionaria. Meu muito obrigado por cada dedicação e por estarem sempre prontos para ajudar, proteger e salvar. Gostaria de fazer uma grande solenidade para pode homenageá-los e demonstrar a importância que cada um tem nesse elo. Obrigado”, agradeceu o comandante geral do CBMAL a cada um dos presentes.