CBMAL

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO é MARCADO POR HOMENAGENS E NOVIDADES

  • 13/09/15
  • 21:09

A participação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) no desfile em comemoração a independência do Brasil, no dia 7 de setembro, contou com homenagens e muitas novidades.

A passagem da tropa nas proximidades do palanque foi precedida de uma homenagem ao senhor Abel Divino do Espírito Santo, pracinha da Segunda Guerra Mundial, que participou de uma demonstração com a viatura Auto Bomba Escada, de onde assistiu o desfile da tropa do CBMAL.

A tropa foi comandada pelo TC Jack Emerson e contou com a participação de aproximadamente cento e sessenta militares, entre oficias e praças.

A Banda de Música abriu o desfile da corporação, conquistando aplausos do público que prestigiou o evento, executando hinos e canções que cadenciaram do desfile da tropa. Logo em seguida, desfilaram o Estado Maior e da Guarda-Bandeira, conduzindo a Bandeira Nacional, a Bandeira do Estado de Alagoas e o estandarte do CBMAL.

O primeiro pelotão foi composto pelo efetivo do Grupamento de Incêndio, que desfilou sob o comando do 1º Ten Gêneses, uniformizados com a roupa de proteção de combate a incêndios. O uniforme, tão característico da profissão bombeiro militar, chamava a atenção de adultos e crianças que vibravam junto com os militares.

O segundo pelotão foi o do Grupamento de Busca e Salvamento da Serraria, comandado pelo 2º Ten Sérgio. Os militares, responsáveis pelo serviço de atendimento pré-hospitalar da corporação, também foram aplaudidos durante o percurso.

O terceiro pelotão foi composto pelo efetivo do Grupamento de Busca e Salvamento da Pajuçara, comandado pelo 1º Ten Duarte. Os cães de busca e resgate Txuca e Scooby, com seus condutores, Maj Roberto e Cap Jorge Luiz, desfilaram a frente dos militares, conquistando o público presente. O pelotão destacou-se também pelo uso do mais novo uniforme operacional da corporação e pela vibração de seu contingente que desfilava com alguns dos instrumentos utilizados em salvamentos.

O quarto pelotão foi o do Grupamento de Salvamento Aquático, comandado pelo Asp Dhavid. Os guarda-vidas da corporação, responsáveis pelos serviços de prevenção e salvamento aquáticos, desfilaram com seus equipamentos, representando mais um dos serviços bases do CBMAL.

Encerrando o desfile a pé firme, desfilou o Projeto Bombeiro Mirim, com aproximadamente 250 crianças, que demonstraram para os presentes um pouco do que aprendem durante o projeto.

Por fim, desfilaram as viaturas da corporação com a tradicional participação de crianças inscritas pelos militares do CBMAL. Dentre as viaturas, destacaram-se os novos Auto Tanque e Auto Bomba Tanque, recentemente adquiridos.