CORPO DE BOMBEIROS PARTICIPA DE SIMPóSIO E SIMULADOS NA OPERAçãO ALAGOAS

• 14/08/20

A corporação participou de palestras e treinamentos de resgate de  vítimas em estruturas colapsadas e deslizamento de barreira
Por Stephany Domingos

Iniciou na última terça-feira, 11, a Operação Alagoas, três dias de palestras e treinamentos com o objetivo de demonstrar à sociedade a capacidade de pronta resposta da Força Terrestre e das agências de Segurança Pública em situação de calamidade pública.
Essa foi uma iniciativa da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada e do 59º BMtz para realizar um adestramento de sua tropa que poderá auxiliar as equipes de salvamento, resgate e defesa civil no caso de um desastre.
No primeiro dia da operação foi realizado um Simpósio de Ajuda Humanitária, em que o tenente coronel Roberto Wanderley, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento, realizou uma palestra com o tema "Capacidades e áreas de atuação frente a grandes desastres". Na ocasião ele apresentou os maiores desastres já acontecidos em Alagoas e explicou em quais seguimentos a corporação pode atuar envolvendo desastres. "Estamos prontos para atuar na busca e resgate de vítimas em estruturas colapsadas (BREC), no salvamento de vítimas soterradas por deslizamentos de barreiras e também no caso de enchentes e áreas inundadas. Temos militares especializados em BREC e possuímos cinco cães de salvamento que estão aptos para encontrar pessoas vivas em lugares confinados, escombros ou barragens", explicou.

O segundo dia de evento contou com um simulado de resposta em uma grande ocorrência com estrutura colapsada e múltiplas vítimas, realizado no bairro do Pinheiro.
No simulado foram acionadas viaturas de salvamento e de resgate do CBMAL e as guarnições de salvamento foram divididas em equipes que adentraram a área quente do incidente em busca de vítimas. Quando encontradas, as vítimas eram retiradas dos escombros e entregues aos cuidados das guarnições de resgate para serem encaminhadas para a área de triagem.
Depois dos resgates das primeiras vítimas, ainda houve a relevante participação dos cães de resgate, Rex e Joy que através do olfato encontraram duas vítimas que estavam em locais com pouca visibilidade.

No terceiro dia, o simulado foi realizado no Pierre Chalita, onde as equipes envolvidas teriam que resgatar múltiplas vítimas atingidas por um deslizamento de barreira.
Neste evento também participaram os cães de salvamento Ragnar e Txuca e logo na primeira etapa do simulado o cão Ragnar encontrou uma vítima que estava soterrada. Em seguida os militares de busca e salvamento fizeram todo o trabalho de retirada do barro para conseguir acessar a vítima. Participaram também o Grupamento Aéreo que fez o transporte de uma vítima em estado grave e guarnições de resgate do Corpo de Bombeiros e do SAMU que realizaram a triagem das vítimas através do método Start para serem atendidas em ordem de prioridade. Militares do exército realizaram o apoio em atendimento pré-hospitalar de algumas vítimas.

Os simulados realizados nesta operação foram extremamente importantes, pois possibilitaram que os integrantes do CBMAL e dos demais órgãos participantes como o Exército Brasileiro, o Samu, a Defesa Civil e os órgãos de trânsito treinassem em conjunto para o atendimento de vítimas tanto em estrutura colapsadas quanto soterradas.
O Senhor General Marco Antônio Freire Gomes, Comandante Militar do Exército vibrou com a atuação das equipes do CBMAL, desde a atuação dos cães até dos bombeiros militares quando, propositalmente, faziam o transporte das vítimas resgatadas pelo percurso mais difícil a fim de demonstrar as dificuldades que envolvem a ocorrência simulada. "Sou fã número um dos bombeiros”, disse.
O General  ainda agradeceu aos demais órgãos participantes e ressaltou que espera jamais colocar esse tipo de atendimento em prática, "mas se for necessário deveremos estar prontos, pois como todos sabem, treinamento difícil, combate fácil", destacou.

O comandante geral do CBMAL também elogiou e agradeceu a participação dos bombeiros militares nos simulados, treinamentos e palestras ocorridos na Operação Alagoas.