CBMAL

CBMAL RECEBE EQUIPAMENTOS OPERACIONAIS DOADOS PELA SENASP

  • 07/08/20
  • 12:08

Materiais serão distribuídos conforme a necessidade das unidades da capital e interior

 

Por 3º sgt Thássia Santos

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) recebeu a doação de diversos materiais operacionais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), na última semana. Os equipamentos auxiliarão a corporação na proteção de seus militares e, consequentemente, na prestação de serviço de qualidade à comunidade. A doação teve foco nos materiais de proteção da área de combate a incêndio, os quais serão distribuídos conforme a necessidade das unidades operacionais da capital e do interior.

 

Segundo o capitão Fernando Holanda, responsável pelo recebimento dos materiais, há atualmente um esforço de órgãos federais de segurança em auxiliar as forças auxiliares em suas diversas demandas, dentre elas a demanda de equipamentos. “Atualmente, os órgãos federais vêm em um esforço para suprir as demandas diversas das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares de todo o país. A questão dos materiais não ficou de fora e com isso, recebemos estes equipamentos. Inicialmente, recebemos materiais da área de combate a incêndio, além dos kits de serra-sabre para o serviço de busca e salvamento”, contou o oficial, frisando que há a previsão da chegada de materiais das demais áreas de atuação.

 

Foram recebidos da SENASP: 03 conjuntos de serra-sabre, 18 Equipamentos de Proteção Respiratória, 145 pares de botas para combate a incêndio, 145 pares de luvas para combate a incêndio e 145 capacetes para combate a incêndio.

 

“Temos perseguido a individualização dos materiais de proteção e neste processo precisamos considerar que estes equipamentos se degradam com o uso contínuo. Além disso, temos novos militares, a previsão da abertura de novas unidades operacionais, e ainda a evolução tecnológica. Por isso, temos um planejamento de aquisições para a corporação, que se dá de forma contínua conforme a demanda”, complementou o capitão Holanda, que é subcomandante do Grupamento de Incêndio.

 

Paralelamente aos materiais recebidos, o CBMAL está adquirindo diversos outros equipamentos operacionais de todas as áreas de atuação. Através da Superintendência de Material e Patrimônio (SMP), seguindo as orientações do Comando Geral e as iniciativas indicadas no Plano Estratégico 2020-2024, a corporação vem investindo em vários materiais com recursos oriundos da Taxa de Bombeiros, como por exemplo, 168 capas para combate a incêndio, 125 capacetes, 206 pares de luvas e 37 mochilas costais para combate a incêndio em vegetação.