CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS RECEBE DUAS NOVAS SOLDADOS APóS CURSO DE FORMAçãO

  • 04/08/20
  • 13:08

Bombeiras militares passaram 349 dias em curso no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças de Brasília

 

Por Stephany Domingos

Na última semana o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas foi presenteado com a chegada das duas novas soldados que hoje integram as fileiras da Corporação. As soldados Luana e Diana estavam, desde o dia 18 de agosto de 2019, no Curso de Formação de Praças, no Distrito Federal, que continha disciplinas como combate a incêndio e salvamento como foco principal da formação, além de atendimento pré-hospitalar, legislação, redação oficial, segurança pública e defesa civil, produtos perigosos, sem prejuízo do estudo teórico sobre rotina da prontidão e outros temas dentro dos núcleos principais.

A soldado Luana Vitório é da turma do CFP 2018 realizado aqui em Alagoas, mas quando o curso se iniciou ela estava gestante e por isso conseguiu adiar sua formação para depois da licença maternidade. “Após a licença maternidade não havia previsão de novo curso de formação. Então após solicitação, o comando do CBMAL permitiu que fôssemos realizar o curso em outro estado e encontramos o CFP de Brasília com início iminente, informamos ao comando e ele permitiu”, explicou.

Já a soldado Thaynara Diana sempre quis ser bombeira militar e conseguiu ingressar no curso de formação após ter um processo julgado procedente que permitiu que ela também pudesse realizar o CFP em Brasília. “Quando vi que entraria na corporação me senti muito aliviada e grata a Deus. Por muitos momentos fiz planos sobre como seria minha vida, caso eu entrasse. Então, quando ingressei foi uma alegria muito grande”, disse a bombeira.

O Curso de Formação tinha previsão inicial de 10 meses de duração, porém, em virtude da pandemia e dos procedimentos de segurança que tiveram de ser adotados, o curso se estendeu por mais um mês, durou, ao todo, 349 dias. Para a Luana, o CFP teve suas dificuldades que todos os militares tiveram que enfrentar. “O curso nos tira da nossa zona de conforto e nos coloca numa situação de stress para que nos adaptemos às situações adversas. Estar num pós-parto, com o condicionamento físico bem diferente da época do concurso, em outro estado, longe da família, com um bebê de apenas sete meses tornou a jornada mais pesada, mas é muito bom chegar ao fim e dizer que consegui”, falou

Em Brasília, as soldados tiveram a oportunidade de estagiar e assim colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação. Foram mais de 600 horas nas mais diversas áreas de atendimento bombeiro militar. “No estágio nós conseguimos ver qual a área que tínhamos mais afinidade e perceber a real importância que tem o bombeiro militar em uma ocorrência. Foi uma experiência maravilhosa”, ratificou a soldado Luana.

O encerramento do curso e a solenidade de juramento foi realizado no dia 29 de julho de 2020 e logo em seguida as bombeiras militares retornaram para Maceió, prontas para executar a missão de vidas alheias e riquezas salvar. A soldado Diana foi lotada no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e a soldado Luana, no 7º Grupamento de Bombeiro Militar na cidade de Arapiraca. Elas estão gozando o trânsito por terem acabado o curso e retornado para Alagoas e já na próxima semana tirarão seus primeiros serviços operacionais.

Elas estão cheias de expectativa de servir e ajudar a sociedade alagoana. “Estou muito animada para entrar em ação! A vibração está lá em cima”, falou animada a soldado Diana. “Dar sempre o melhor atendimento para a população, servindo com orgulho ao estado de Alagoas. Como cristã, sempre pude aprender através da Bíblia sobre o grande prazer que Jesus tinha em servir ao próximo. Acredito que nós bombeiros, compartilhamos dessa mesma missão, completou a soldado sobre o que espera da carreira. Já para a soldado Luana é muito bom poder estar de volta à terra natal e assim poder servir a sociedade alagoana. “Me apaixonei pela carreira, é uma profissão linda e extremamente gratificante. Me sinto pronta para começar a atuar”, disse.

As duas também agradeceram muito ao CBMAL por possibilitar e investir na sua formação. E também aos instrutores do CFP 16 do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, por todo conhecimento compartilhado, dedicação e atenção em sua formação.

Para a corporação foi muito importante solucionar essa demanda administrativa e assim conseguir enviar as duas bombeiras militares para realizar o Curso de Formação de Praças no Distrito Federal. “Essa parceria realizada com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal foi essencial para nós, pois assim, conseguimos formar duas grandes bombeiras militares em uma das melhores Academias do Brasil e ter, portanto, um reforço operacional singular para a nossa corporação”, enalteceu o comandante geral do CBMAL, coronel André Madeiro, dando boas vindas às duas militares. “O CBMAL está feliz e satisfeito em tê-las conosco. Que seja feita a missão”, finalizou o comandante.