CBMAL

BOMBEIROS DE ALAGOAS CONHECEM SERVIçO DE BUSCA E RESGATE COM CãES EM PERNAMBUCO

  • 26/08/15
  • 14:08

Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), acompanhados dos cães de busca e resgate, Scooby e Txuca, visitaram na última semana o Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), com o objetivo de conhecer o trabalho realizado no canil da instituição e realizar atividades de nivelamento para a equipe do CBMAL.

O major Roberto Wanderley e o capitão Jorge Luiz, responsáveis pela implantação do serviço de busca e resgate com cães no CBMAL, viabilizaram o encontro para que os militares que trabalharão no canil pudessem conhecer o funcionamento dessa atividade.

“Tínhamos essa demanda de conhecer esses serviços aqui no Nordeste e ver como funciona, além de fazer um nivelamento da equipe que vai trabalhar com a gente no canil. Os quatro militares que nos acompanharam não tinham experiência na área e precisávamos que eles pudessem conhecer o funcionamento do serviço e ter algumas instruções básicas.”, falou o capitão Jorge Luiz.

As instruções ministradas pelos bombeiros de Pernambuco abrangeram o condicionamento dos cães para o serviço de resgate, a psicologia canina e o treinamento básico para que um cão aprenda a fazer uma determinada atividade. Também foram realizados treinos específicos para as atividades de busca urbana (em escombros e em áreas deslizadas) e rural (em mata fechada e em vegetação).

Os cães do CBMAL tiveram a oportunidade de conhecer e treinar em novos ambientes, que é uma das fases mais importantes do treinamento. “Aproveitamos a oportunidade para que os cães conhecessem a pista de escombros, uma área muito boa para treinamento de deslizamentos, e uma mata muito grande, lá dentro do próprio quartel. Apresentamos esses ambientes aos nossos cães que se saíram muito bem e conseguiram desempenhar todas as atividades propostas.”, salientou o capitão Jorge Luiz.

Os militares de Alagoas conheceram também o canil da Polícia Militar de Pernambuco, uma companhia independente que possui 92 cães treinados para guarda e proteção e para busca de explosivos e de entorpecentes. O quartel possui toda uma estrutura para manutenção e cuidado dos animais, contando com salas específicas para veterinários e para cirurgias, além de uma equipe de tratadores responsável pela alimentação dos animais e pela limpeza do canil e outra pelo treinamento e condução dos cães.

FIGURAÇÃO

Uma das partes mais importantes das instruções foi demonstrar como é o trabalho do figurante. O figurante é a pessoa responsável por moldar o comportamento do cão. Esse é o papel do bombeiro, fazer o cão achar pessoas vivas ou mortas, e o figurante é fundamental nesse processo.

"Essa viagem foi de fundamental importância para os militares que participaram, pois eles puderam entender como é feita a figuração e como o figurante trabalha para que os cães fiquem em excepcional condicionamento para a busca.”, explicou o capitão Jorge Luiz.

 

Durante os treinamentos, os cães precisam treinar com crianças, idosos, homens e mulheres, variando o máximo possível os figurantes, para que eles não se acostumem com o cheiro de apenas uma pessoa e possam buscar o cheiro comum a todos os seres humanos. Por isso, a equipe tem que ser a mais variada possível. “Escolhemos uma equipe mista porque durante a figuração o cão precisa saber que vai precisar buscar pessoas de ambos os sexos.”, salientou Jorge Luiz.

A soldado Willienay Tavares, integrante da equipe do CBMAL, participou das atividades e tem papel fundamental no condicionamento dos cães. “A ida ao CBMPE foi muito importante. Nós fomos muito bem recebidos pelo pessoal do canil e tivemos a oportunidade não só de treinar os nossos cães, mas também de conhecer o trabalho dos militares de Pernambuco. Foi uma viagem muito rica e que colaborou muito para a construção do nosso canil aqui no Estado.”, disse Willienay.


Últimas Notícias