BALANçO GERAL OPERACIONAL DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

• 03/04/20

Corporação apresenta os dados estatísticos acerca das atividades realizadas pelos bombeiros militares nos três primeiros meses de 2020

Por cabo Figueiredo

"Vidas alheias e riquezas a salvar!" Com esta missão, mais uma vez, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas intensificou suas ações desde o primeiro dia do ano de 2020. Seus militares atuaram massivamente em ações preventivas nas praias do litoral norte e sul, realizaram visitas técnicas e vistorias em estabelecimentos e edificações para que se adequacem às normas de segurança de imóveis, foram empregados nas atividades da Operação Verão e Operação Carnaval, realizaram campanhas preventivas e entrevistas nos principais veículos de comunicação do estado, alertando e conscientizando a população para evitar situações de risco, além de atuarem em diversas ocorrências de resgate, salvamento e incêndio, totalizando 3.722 ocorrências atendidas.

Com o fim do primeiro trimestre do ano, a Corporação apresenta um balanço geral das atividades realizadas, distribuídas por  região e tipos de ocorrências:

Ocorrências por região:

Região Metropolitana: 2275 ocorrências

Arapiraca (7° GBM): 525 ocorrências

Santana do Ipanema (9°GBM): 262 ocorrências

Maragogi (2°GBM): 234 ocorrências

União dos Palmares (3°GBM): 170 ocorrências

Penedo (6°GBM): 116 ocorrências

Ocorrências por tipo:

Resgate/APH: 1286 ocorrências

Atividades Comunitárias: 1212 ocorrências

Busca e Salvamento: 767 ocorrências

Incêndio: 438 ocorrências

Produtos Perigosos: 19 ocorrências

Vale destacar que as atividades comunitárias são aquelas em que o Corpo de Bombeiros Militar oferece apoio e realiza prevenção. Essas atividades totalizaram 1212 no primeiro trimestre, subdividindo-se nas áreas de incêndio (100), resgate/APH (202), salvamento em altura (2), salvamento terrestre (112), salvamento aquático (643), outra natureza (153).

Ações estão sendo implementadas já para o próximo trimestre, visando a qualificação da tropa, melhorias nas unidades operacionais e acordos com municípios para instalação de novos quartéis em regiões estratégicas.

Ressalta-se ainda que o comandante geral, frequentemente, reúne-se com os comandantes de unidade e os superintendentes para monitoramento da execução das atividades realizadas e para o planejamento das próximas ações.