BOMBEIROS ATUAM EM RESGATE DE PESSOAS DEVIDO A FORTES CHUVAS EM SANTANA DO IPANEMA

• 26/03/20

Nível do riacho Camoxinga e do rio Ipanema subiram deixando pessoas desalojadas

Por sargento Stephany Domingos

Na noite da última quarta-feira, 25, tudo começou com uma chuva na cidade de Santana do Ipanema, sertão alagoano e algumas barragens localizadas na cidade começaram a sangrar, culminando no aumento do limite de água do riacho Camoxinga e no seu transbordamento, deixando as casas da população ribeirinha tomadas pelas águas.

Em paralelo a isso, também choveu forte no estado vizinho, Pernambuco. As águas acumuladas vindas das chuvas acabaram chegando até o Município de Santana do Ipanema, fizeram o rio Ipanema encher e ultrapassar seu limite e junto com o transbordamento do riacho Camoxinga, casas foram alagadas, deixando pessoas desabrigadas e desalojadas.

O 9º GBM localizado em Santana do Ipanema compareceu ao local e iniciou a retirada das pessoas de suas casas. Em apoio, guarnições de bombeiros militares de Delmiro Gouveia, Arapiraca e Penedo também estiveram presentes, totalizando o emprego de 33 bombeiros seis viaturas e uma embarcação na madrugada do dia 26. Voluntários também ajudaram na retirada da população das áreas de risco.

Foram afetadas cerca de 70 pessoas e mais ou menos 50 foram resgatadas de suas casas que estão localizadas às margens do riacho Camoxinga e que se encontravam em situação de risco. Essas pessoas foram levadas para o Centro Bíblico que tem capacidade para abrigar 150 pessoas. Além desses, outros desabrigados foram encaminhados para a UNEAL.

As águas do rio Ipanema começaram a baixar, porém o 9º GBM e a Defesa Civil local estão em alerta monitorando o nível do rio a cada hora, os bombeiros já estão de sobreaviso prontos para atuar e a população mais próxima da encosta desse rio já saiu de suas casas e está sendo alojada em local seguro.

O Grupamento de Salvamento Aquático chegou a  iniciar o deslocamento para a cidade sertaneja, porém retornou devido o grande risco de transbordamento no Vale do Mundaú.

Monitoramento do Vale do Mundaú

O Corpo de Bombeiros, em conjunto com as salas de Alerta das Defesas Civis Estadual e Municipais também está realizando o monitoramento do Vale do Mundaú tanto em União dos Palmares quanto em São José da Lage e no município de Santana do Mundaú, verificando o aumento do nível do rio Mundaú, que já está chegando ao limite de transbordamento, e também do rio Canhoto.

É importante salientar que os níveis de água que contribuem para o aumento do limite desses rios descem de Canhotinho e de Garanhuns, em Pernambuco. E segundo alertas da Defesa Civil Estadual e a Defesa Civil duas cidades pernambucanas, está previsto um volume grande de chuva para os próximos dias.

O comandante da corporação, coronel André Madeiro, fez um sobrevoo na manhã deste dia 26 nas regiões do Vale do Mundaú em União dos Palmares, Murici, São José da Laje e  Santana do Mundaú. E a corporação alagoana já está em alerta para possíveis atuações.