GSE PROMOVE PALESTRA SOBRE RESTRIçãO DO MOVIMENTO DA COLUNA

• 13/03/20

Atualização faz parte de nivelamento operacional da tropa

Por cabo Rodolfo Marcelo

Na manhã do último dia 10, ocorreu no auditório do Ministério Público Federal em Alagoas o expediente geral do Grupamento de Socorros de Emergência (GSE), no qual foi iniciado um ciclo de instruções para nivelamento operacional da tropa.

Através do convite feito pelo capitão Gilson Melo, subcomandante do GSE, o dr. Álvaro Bulhões, cirurgião geral do Hospital Geral do Estado (HGE) e presidente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Trauma – SBAIT, conduziu uma palestra acerca de um assunto tão complexo e inovador no atendimento de urgências e emergências traumáticas que é a Abordagem na Restrição do Movimento da Coluna.

A palestra contou com a presença de cerca de 50 socorristas de resgate, que apreciaram a explanação dos novos protocolos adotados a nível mundial para esse tipo de atendimento envolvendo o trauma. A troca das experiências práticas dos socorristas com o vasto conhecimento de um dos mais renomados médicos do estado foi engrandecedor para um melhor atendimento de toda a população, segundo a major Aline Agra, comandante do GSE.

A chefe da seção de operações do GSE, tenente Graziele Claudino, ratificou que este foi a primeira ação de todo um planejamento da seção que visa o nivelamento operacional da tropa, inclusive como parte do Plano de Contigência do CBMAL para atuação nos bairros do Pinheiro, Bom Parto, Bebedouro e Mutange.

O médico Álvaro Bulhões, ao final da palestra, agradeceu a oportunidade parabenizando todo o efetivo e o comando do GSE pela proatividade e busca pelo conhecimento, colocando-se à disposição da corporação para mais eventos desta natureza.