CBMAL

BOMBEIRA ALAGOANA PUBLICA ARTIGO EM REVISTA NACIONAL SOBRE CãES MILITARES

  • 12/03/20
  • 11:03

3º sargento Shirley é estudante de medicina veterinária e atua no Canil do CBMAL 

 Por 3º sargento Thássia Santos
 

Com o tema “Cães militares: características, habilidades e cuidados com a saúde”, a 3º sargento Shirley Barros publicou um artigo na Revista Brasileira de Estudos de Segurança Pública sobre a atuação dos cães empregados no serviço militar. A bombeira, integrante do Canil do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), é cinotécnica e estudante de medicina veterinária na Universidade Federal de Alagoas.
 
O artigo realizou um levantamento bibliográfico acerca das características, funções e cuidados sanitários adequados para uma melhor atuação do cão militar em diferentes funções na segurança pública dos estados, e consequentemente, um bom desempenho e resultados junto à sociedade. A metodologia aplicada neste estudo tratou-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritiva.

“Apesar de ser um serviço novo na nossa corporação já sabemos da importância que o cão tem para o serviço de busca e salvamento, pois com o conhecimento adquirido pelos nossos bombeiros cinotécnicos já podemos treinar devidamente nossos cães para atuação em ocorrências, e assim prestar um melhor serviço à sociedade”, explicou a militar.