CBMAL

CBMAL REALIZA PROJETO SURF SALVA ESPECIAL PARA MULHERES

  • 10/03/20
  • 13:03

Evento contou com cerca de 40 surfistas e ocorreu na Praia do Pontal da Barra

 

Por cabo Figueiredo 

 

 

No último domingo, 08, foi realizada mais uma edição do Projeto Surf Salva do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), por meio do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA). Desta vez, o evento ocorreu na praia do Pontal da Barra e foi voltado exclusivamente para as mulheres, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, contando com cerca de 40 surfistas. 

Essa foi a 10ª edição do projeto que vem sendo desenvolvido pela corporação desde 2016 nas praias do litoral norte e sul de Alagoas, e já formou mais de 300 surfistas. O número de mulheres surfistas aumentou nos últimos anos, despertando o interesse em formar uma turma feminina.

Nesta edição, os bombeiros militares que estiveram à frente do curso nas instruções e treinamentos foram o subtenente Alexandre, o 2° sargento Da Silva, o 3° sargento Guimarães e a cabo Joyce, primeira mulher do estado especialista em salvamento no mar. Para o sargento Guimarães: “Alagoas possui muitos surfistas, que nos últimos anos vêm participando das edições do Surf Salva, projeto já consolidado, com destaque nacional, e que vêm se capacitando no atendimento a diversas ocorrências no mar. O número de mulheres surfistas vem crescendo no estado e ganhando lugar de destaque no cenário das praias do litoral, despertando o interesse em formarmos uma turma feminina. Essa parceria, bombeiros e surfistas, aproxima a população para união de forças junto aos guarda-vidas e vem trabalhando a principal ferramenta na redução do número de afogamentos: a prevenção”, destacou o militar.

Durante o evento, houve uma homenagem às mulheres, com entrega de brindes e presentes e, o mais importante, o incentivo à integração das praticantes do esporte e banhistas, garantindo a promoção da prevenção, bem como a agilidade no atendimento aos afogamentos e às situações de risco no mar, colaborando para o bem-estar em um dos cenários que mais atraem turistas no estado: as praias do litoral alagoano.

Para o ano de 2020, há previsão de mais três turmas a serem realizadas nas praias alagoanas.