CBMAL

BOMBEIRO ALAGOANO INICIA CURSO DE MERGULHO AUTôNOMO NO CBMPB

  • 09/03/20
  • 17:03

CMAut iniciou com dez alunos, sendo um de Alagoas

Por cabo Rodolfo Marcelo

 

 

Realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), a 4ª edição do CMAut - Curso de Mergulho Autônomo - teve início na manhã da última sexta-feira, 07, com a aula inaugural que contou com a presença do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, o superintendente de ensino e pesquisa do CBMAL, representantes da Polícia Militar da Paraíba e da Marinha do Brasil.

 

O CMAut é um dos cursos mais difíceis da especialização que um bombeiro militar pode se submeter. O CMAut do CBMPB já é um curso tradicional e conta com 15 mergulhadores de resgate formados na Paraíba e outros quatro formados em outras corporações do Brasil. O curso tem duração de três meses onde os discentes terão disciplinas tanto de mergulho livre como também mergulho autônomo, o mergulho com cilindro. Além de tantas outras matérias que tem o objetivo de formar os melhores mergulhadores de resgate, como enalteceu o tenente coronel BM Aragão, supervisor do CMAut 2020.

 

Essa edição iniciou com dez bombeiros militares, entre eles, o soldado Gerald Gusmão, do Grupamento de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, que vai em busca da sua segunda especialização em menos de três anos de corporação. Quatro militares desistiramaté esta segunda-feira, 09, e o curso segue com seis alunos. Gerald acabou de concluir o Curso de Salvamento no Mar e segue em busca do aprimoramento técnico para poder melhor servir à população e contribuir com a Seção de Mergulho do CBMAL.

 

 

A tranquilidade do aluno durante um curso de mergulho é condição indispensável, já que qualquer problema que ocorra abaixo de dez metros de profundidade terá de ser resolvido lá embaixo. A tentativa de voltar abruptamente à superfície, fatalmente, ocasionará problemas sérios, que podem levar até a morte. O nível de controle mental é altíssimo, pois, instintivamente, a primeira reação à pane é justamente a tentativa de voltar à tona, e não há nada que exija maior controle mental do que as situações que aguçam os reflexos e instintos de sobrevivência.

 

No contraponto de toda essa tensão que o mergulho pode causar em momentos de pane, há a calmaria e o relaxamento, a conexão consigo mesmo proporcionada pelo silêncio absoluto, onde é possível ouvir a própria respiração, sentir o pulsar do coração, perceber-se vivo em cada expressão de sua fisiologia. É um momento único, de introspecção e autoconhecimento.

 

Que o soldado Gerald tenha sucesso na missão e que ele e seus companheiros de turma realizem um bom curso e concluam com toda honra e glória o CMAut/2020.