CBMAL

CBMAL CONCLUI EDIçõES DE PROJETOS SOCIAIS REALIZADOS EM 2019

  • 23/12/19
  • 12:12

Bombeiro Mirim, Escoteiros e Golfinho levaram prevenção e cidadania a jovens e crianças 

Por 3º sgt Thássia Santos

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) tem como missão maior salvar vidas, o que é cumprido diariamente através das guarnições de serviço, que estão sempre nas ruas atendendo inúmeras ocorrências dos mais diversos tipos. Outra forma de salvar é através do desenvolvimento dos projetos sociais da corporação, que por meio de instruções práticas e teóricas ensinam e previnem acidentes, propagando assim a relevante cultura da prevenção junto a jovens e crianças.

BOMBEIRO MIRIM

O Projeto Bombeiro Mirim foi desenvolvido durante todo o ano e funcionou na parte alta de Maceió, na sede do Detran/AL, importante parceiro do projeto. Neste ano, atendeu cerca de 80 adolescentes, de 11 a 17 anos. Uma das novidades desta edição foram as aulas de música, e para demonstrar o aprendizado a turma realizou uma apresentação de flauta doce durante a solenidade de encerramento, ocorrida na última quinta-feira, 19, no auditório do Detran.

 

O Bombeiro Mirim também foi desenvolvido pelo 7º Grupamento Bombeiro Militar, localizado em Arapiraca, e envolveu cerca de 50 jovens. A solenidade de encerramento reuniu toda a tropa da unidade e marcou o sucesso de mais uma turma formada para disseminar a prevenção junto a suas famílias e amigos.

ESCOTEIROS DO FOGO

 

Outro importante projeto do CBMAL é dos Escoteiros do Fogo Charlie Bravo Zero, que envolve crianças de 7 a 14 anos, com encontros aos sábados quando são repassados os ensinamentos escoteiros, como vida ao ar livre, meio ambiente, liderança, trabalho em equipe, respeito ao próximo, civismo, entre outros. A edição 2019 foi concluída no último dia 14, na sede do Quartel do Comando Geral, no Trapiche da Barra, comemorando mais um ano de missão cumprida com os lobinhos e os escoteiros.

GOLFINHO

Um famoso projeto é o Golfinho, que foi realizado durante as férias de janeiro em Maceió, na praia de Pajuçara, ensinando cuidados na praia, primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, combate a incêndio, combate às drogas, meio ambiente, entre outros temas essenciais para promover a prevenção e a cidadania das crianças. Em 2019, o Golfinho envolveu cerca de 600 crianças de 8 a 12 anos.

O Projeto Golfinho também foi realizado em duas edições pelo 2º Grupamento Bombeiro Militar, localizado em Maragogi, sendo a primeira no mês de julho na praia de Maragogi, e agora em dezembro no município de Porto de Pedras, totalizando 210 crianças atendidas pelo CBMAL na região norte do estado. 

Segundo o coordenador dos projetos sociais, major Rômulo Guedes, as ações fazem parte da missão do CBMAL. “As ações de prevenção da corporação estão ligadas diretamente aos projetos sociais e à fomentação da educação prevencionista. Além disso, é essencial o acolhimento e o trabalho direto com crianças em estado de vulnerabilidade social, dando oportunidade de, através da corporação, terem uma perspectiva de um futuro melhor”, explanou o major.