CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR LANçA NOVO SITE DA CORPORAçãO

  • 14/08/15
  • 16:08

Inovação, clareza e acessibilidade resumem a proposta adotada para atender mais usuários

 

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBMAL), é uma instituição que, além de atender às demandas de sua função fim, tem como objetivo oferecer e facilitar o acesso à informação na sua área de atuação para todo e qualquer cidadão.

 

Com o intuito de criar um meio de comunicação efetivo entre a comunidade alagoana, principal beneficiária de seus serviços, e o CBMAL, a Assessoria de Comunicação (ASCOM) uniu-se ao Centro de Tecnologia de Informática e Informação – (CTIInf) para reformular o site institucional da corporação e atender o maior número de pessoas.

 

A nova página foi lançada na Secretaria de Estado da Segurança Pública ao secretário Alfredo Gaspar de Mendonça no dia 12, quarta-feira, estando disponível por meio do endereço eletrônico www.bombeiros.al.gov.br a partir do lançamento.

 

Em virtude do crescente acesso à informação de pessoas com a mais ampla gama de capacidades, o perfil de usuário tem se mostrado um aspecto bastante relevante, sendo necessário atualizar, facilitar e clarear o design de interfaces para que os serviços oferecidos cheguem indistintamente aos alagoanos.

 

A nova interface trouxe grandes avanços, disponibilizando os principais serviços oferecidos pelo CBMAL em sua página principal: taxa de bombeiros e atividades técnicas, entre outros, que podem ser realizados pela Internet, sem a necessidade de deslocamento até uma de suas unidades.

 

Para facilitar o acesso, o site foi dividido em cinco menus: “Corporação” (contém todas as informações referentes à história, legislação e atualidades sobre a instituição); “Licitação” (referente aos processos de aquisição da Corporação); “Notícias” (traz os principais eventos e matérias sobre os militares e a Corporação); “Comunidade” (apresenta as informações relativas a outros serviços oferecidos à sociedade alagoana como a segurança e prevenção de acidentes, por meio das dicas de segurança; os projetos sociais desenvolvidos pelo CBMAL, com informações/orientações sobre o funcionamento e formas de ingresso; a solicitação de visitas à corporação e palestras para empresas, unidades de ensino, associações e afins nas diversas áreas de atuação do CBMAL) e “Contato” (os usuários podem enviar mensagem para a Assessoria de Comunicação sobre dúvidas, elogios ou sugestões).

 

ACESSIBILIDADE

 

Para ampliar ainda mais o leque de usuários e atender às exigências do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal Nº 13.146, de 6 de julho de 2015), publicado no Diário Oficial da União em 07 de julho de 2015, foi incluído também, inicialmente em caráter experimental, o aplicativo Hand Talk, que converte os textos em Português para a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

 

A referida lei estabelece a obrigatoriedade de empresas e órgãos do governo adotarem medidas para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência em seus sites na internet, recomendando a adoção das melhores práticas e diretrizes aplicadas mundialmente. Dentre as barreiras existentes para os surdos, é fundamental que se supere a da comunicação e informação. Por ser a Libras sua língua materna, muitos apresentam dificuldade com o Português, considerado por eles uma segunda língua.

 

Dessa forma, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas alia o atendimento às exigências legais com a facilidade de acesso e compreensão dos seus conteúdos, permitindo, em especial aos usuários da Libras, receber informações relevantes e interagir com a corporação, difundindo o conhecimento para todo cidadão alagoano.

                                                                                                                                  Por Graziele Costa

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif