CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS FORMA 75 MILITARES NOS CURSOS REGULARES DE CARREIRA

• 05/12/19

CAO, CHO e CAS foram concluídos em formatura com presença de amigos e familiares

Por Stephany Domingos

Na manhã da última quarta-feira, 04, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, CBMAL, realizou a formatura dos Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), de Habilitação de Oficiais (CHO) e de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) no Auditório da Universidade de Ciências da Saúde, Uncisal. Estavam presentes o comandante geral da corporação, coronel André Madeiro, o comandante da Academia da Polícia Militar (APMSAM), coronel PM Carlos Luna, além de oficiais e praças, familiares e amigos que prestiagiaram esse momento de grande importância na vida dos militares formados.

A área de ensino e pesquisa do CBMAL tem crescido muito nos últimos anos e a realização desses três cursos no mesmo ano consolida esse crescimento. Esta área tem por dever avistar o futuro e, paralelamente, observar as demandas sociais e tecnológicas do mundo pós-moderno, utilizando-os como subsídios para a proposição de suas ações educativas.

O CAO, o CHO, e o CAS são cursos de carreira do CBMAL que são aliados aos fundamentos pedagógicos e metodológicos que alicerçam os processos educativo da corporação. Esses cursos possibitam aos egressos o cumprimento da missão institucional da proteção de vidas, do meio ambiente e do patrimônio, dotando-os do preparo físico, técnico e psicológico adequados, atendendo às demandas atuais exigidas ao perfil dos profissionais de segurança.

Com a conclusão desses cursos os militares formados poderão exercer funções que exigem ainda mais responsabilidade e estarão habilitados para futuras promoções. No CAO, concluíram o Curso 27 militares, sendo 10 capitães da Polícia Militar de Alagoas. Já no CHO, se formaram 28 sub-tenentes e no CAS, 28 sargentos.

O sargento BM Jeyson Rodrigues, orador do CAS, embasou seu discurso no significado da palavra francesa conaitre que quer dizer nascer-com, traduzindo sua experiência sobre conhecer alguém: “Quer dizer que quando eu, de fato, conheço alguém, de certa forma, vivo uma experiência de morte e renascimento. Eu mudo. Mudamos. Deixamos de ser quem éramos. Nasce um novo eu, diferente, transformado pela marca daquele que conhecemos. Ambos renascem pela mútua influência que a ambos transforma”. O sargento citou Rubem Alves quando disse que seus amigos, companheiros de curso, estarão com ele em sua corrente sanguínea. “Tive o privilégio de conhecê-los, irmãos-guerreiros, companheiros de curso. Como Nicodemus, ao conhecê-los, fui confrontado a dar adeus a velhos eus e a nascer de novo. E eu renasci. Estou diferente porque agora vocês estão comigo, onipresentes e eternos na minha caminhada”, falou o concluinte em um misto de emoção, sabedoria e alegria, levantando aplausos no público.

O comandante da corporação, coronel André Madeiro, falou sobre a honra em formar 75 novos militares que terão novas responsabilidade na carreira: “Sabedoria traz responsabilidade. Chegou a hora de colocar em prática todo o conhecimento que os senhores adquiriram nesses três cursos. Porém, o desafio será grande para todos os que se formam hoje. Peço paciência, persistência, prudência e sabedoria para o desempenho das novas funções que estão por vir. Nas adversidades, acreditem e lutem. Nós acreditamos nos senhores e agradecemos muito todo o empenho no curso, nos trabalhos de conclusão e agora, com a dedicação dos senhores, poderemos colocar tudo isso em prática, aumentando nossa técnica na missão de salvar vidas”, finalizou o comandante, também parabenizando todos os instrutores que se dedicaram a esta missão e muito feliz em poder viver esse momento dentro da corporação.