BANDA DE MúSICA DO CBMAL SE PREPARA PARA APRESENTAçõES DE FIM DE ANO

• 03/12/19

A época natalina é o período de maior número de apresentações da banda

Por Stephany Domingos

O mês de dezembro já começou e a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas está com a agenda repleta de apresentações musicais, que irão abrilhantar eventos sociais e confraternizações, além de diversas outras que serão abertas ao público.

A história da Banda de Música do CBMAL tem início em 1994 quando os primeiros músicos ingressaram na corporação. Nesta época, eles não executavam sua função e foi só em 1999 que começaram as primeiras tentativas de formar um grupo musical. Eram apenas 12 músicos e a configuração instrumental era caracterizada como uma banda fanfarra, comum nas escolas de ensino regular.

Foi em 2006 que o efetivo da Banda de Música pôde ser ampliado. Hoje, a banda conta com cerca de 45 músicos, que ocupam cargos de oficial e praças graduadas e que abrilhantam diversos eventos dentro e fora da corporação. As apresentações públicas aformoseiam diversos eventos sociais, como procissões, eventos desportivos e didáticos em escolas de ensino regular.

E neste mês de dezembro, a banda realizará diversas apresentações públicas, levando ao público alegria, boa música, cultura, tradição e lazer. Nos dias 14 e 20 farão apresentações no Maceió Shopping e Parque Shopping, respectivamente. No dia 08 se apresentará no Pontal da Barra e no dia 13, no bairro do Clima Bom, entre outras apresentações.

O repertório musical da Banda de Música é bem eclético, procura valorizar a MPB, executar músicas de compositores principalmente regionais, sem deixar de lado o repertório tradicional semi erudito, de compositores nacionais e internacionais, que possue alto grau de dificuldade de execução. A identidade musical militar é também preservada por meio de hinos cívico-militares, marchas e dobrados. O patrimônio atual da Banda do CBMAL tem em sua composição instrumentos da mais alta qualidade, E músicos altamente técnicos e profissionais.

A existência da Banda de Música permite a preservação e valorização da tradição militar. Ela também é um cartão postal da caserna, o meio canalizador que aproxima a sociedade da instituição, diminuindo a distância entre o militarismo e o meio civil, aproximando as pessoas de uma música de qualidade.

Aproveitamos para convidar os bombeiros militares da corporação e a sociedade de maneira geral para os eventos que a Banda se apresentará neste mês de dezembro:

04/12/2019 - 8h - Apresentação interna

06/12/2019 - 9h30min - Apresentação Escola Estadual Major Emiliano da Fonseca

08/12/2019 - 14h - Apresentação no Pontal da Barra

13/12/2019 - 18h15min - Apresentação Conjunto João Sampaio I

14/12/2019 - 14h45min - Apresentação no Maceió Shopping

16/12/2019 - 17h - Apresentação Formatura da RHEMA

17/12/2019 - A definir - Apresentação Escola Petit

18/12/2019 - 9h30min - Apresentação na ASSMAL

20/12/2019 - 14h45min - Apresentação no Parque Shopping Maceió

Outras apresentações ainda poderão ser inseridas nesta agenda. Fiquem atentos às nossas mídias sociais para saberem as novidades.