CBMAL

ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO APRESENTA PROJETO DE EXPANSãO DOS SERVIçOS DO CBMAL

  • 05/11/19
  • 13:11

Estratégia visa diferenciar serviço completo de serviço essencial para cobrir novos municípios 

Por cabo Thássia Santos

Criado em 1947, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas está presente em oito municípios e conta atualmente com cerca de 1200 bombeiros militares para cumprir sua missão de proteção à sociedade e salvamento de vidas. Visando atender cada vez mais pessoas, a Assessoria de Planejamento (ASSPLAN) desenvolveu o projeto de expansão dos serviços de bombeiros em Alagoas, o qual foi apresentado na manhã desta terça-feira, 05, ao Comando e Subcomando Geral e superintendentes da corporação. Conforme o projeto, que foi apresentado pelo tenente coronel Pedro Henrique, a expectativa é de que até 2023 sejam implantadas oito novas unidades operacionais com base em um modelo de serviço essencial, em que uma guarnição é capacitada para atuar em diversos tipos de ocorrências dentro das áreas atendidas pelo CBMAL. “Uma das próximas ações de grande importância é a ampla divulgação junto à tropa, para que cada bombeiro, independente de seu nível hierárquico, entenda, defenda e participe do planejamento e execução da implantação das novas unidades. É necessário que todos entendam a decisão estratégica adotada pela corporação”, ressaltou o oficial.

Dos 102 municípios alagoanos, treze são prioritários para o CBMAL devido a fatores populacionais, distância de quarteis existentes, riscos, entre outros. Desses treze municípios, oito já contam com unidades operacionais, dois estão a menos de 15 km de distância de um quartel e três estão a mais de 15 km de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar, e por isso, deverão ter prioridade na implantação. São eles: Coruripe, São Miguel dos Campos e São Luiz do Quitunde.

Para o comandante geral, coronel André Madeiro, a expansão é essencial para que a sociedade seja beneficiada. “Nosso estado é grande e acontecem diversas ocorrências em todos os municípios do estado em que não conseguimos atuar. Por isso, precisamos estar presente em mais localidades, estando cada vez mais próximo à comunidade. Quem ganha com isso é o cidadão, que poderá contar com o Corpo de Bombeiros Militar e com todo nosso serviço de socorro e também de prevenção, através do trabalho desenvolvido pela área de serviços técnicos”, explicou o comandante geral, enfatizando a necessidade de parcerias com as prefeituras, como é o caso do município de Piranhas que tem previsão de receber um subgrupamento, para que o CBMAL possa vir a somar aos serviços já prestados pelo município.