CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS RECEBE EQUIPAMENTOS PARA COMBATE A INCêNDIO FLORESTAL

  • 18/10/19
  • 09:10

Sopradores foram adquiridos com recurso da taxa de bombeiros

 

Por Stephany Domingos

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas recebeu, na manhã desta quinta-feira, 17, doze sopradores, equipamento utilizado no combate a incêndio florestal que traz mais ergonomia para o bombeiro militar e tem trazido bons resultados em todo o Brasil.

O equipamento foi adquirido com recursos da Taxa de Bombeiros e custou cerca de dois mil reais, cada um. Os sopradores estão em fase de testes e nesta quinta-feira as unidades operacionais da capital puderam manuseá-lo e conhecer o seu funcionamento. O capitão Fernando Holanda esteve a frente do treinamento com os militares e explicou que não será em toda ocorrência que os sopradores serão utilizados e que ele pode funcionar muito bem em incêndios em vegetações rasteiras. Além disso, algumas pesquisas demonstram que esse equipamento diminui muito o desgaste do bombeiro militar quando comparado ao uso da bomba-costal ou dos abafadores, por exemplo, e que aliado a outros métodos de extinção também pode ser muito eficaz.

Foram adquiridas doze unidades que serão distribuídas para todos os quartéis tanto da capital quanto do interior, com exceção do Grupamento de Salvamento Aquático; além da Superintendência de Ensino e Pesquisa que irá utilizá-lo para treinamentos e instruções.

Os sopradores foram criados para atividades domésticas como limpeza de calçadas e gramados e após ser testado por um funcionário de uma empresa em Mucuri, Bahia, para o combate direto às chamas dos incêndios que acometiam suas reservas florestais, deu muito certo e passou a ser testado e implantado por corporações em todo o país.

 

 

 

 

Últimas Notícias