CBMAL

BOMBEIROS MILITARES ALAGOANOS PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE O OUTUBRO ROSA

  • 15/10/19
  • 13:10

Parceria entre CBMAL e Instituto Mama Renascer tem a intenção de conscientizar a tropa sobre o câncer de mama

Por Stephany Domingos

 

Na manhã desta terça-feira, 15, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas em parceria com o Instituto Mama Renascer realizou um evento em comemoração a Campanha Internacional Outubro Rosa com o objetivo de conscientizar a tropa sobre o auto exame e explicar um pouco mais sobre a doença, sintomas e tratamento.

O Outubro Rosa é o movimento internacional para o controle do câncer de mama com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Para tratar sobre o tema “A Importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, a presidente da ONG Mama Renascer falou um pouco sobre o trabalho de apoio e conscientização que executam na organização e o quanto essas ações e palestras podem influenciar positivamente na prevenção e combate ao câncer de mama. “Todas as vezes que realizamos palestras em empresas e instituições perguntamos ao nosso público quem realiza seu auto exame mensalmente e o resultado é sempre o mesmo, pouquíssimas pessoas realizam e é por isso que nós fazemos esse trabalho e que estamos aqui hoje. Se cada um de nós realizar o auto exame a incidência de câncer de mama e de mortes por essa doença diminuiria bastante”, disse a presidente enfatizando que o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil.

Ela também relatou que apesar de ser em menor incidência, os homens também podem ter câncer de mama e devem ficar atentos aos sinais como retração dos mamilos, vermelhidão nas mamas, líquido estranho saindo dos mamilos, entre outros, e deve procurar um mastologista imediatamente para realizar os exames.

Aproveitando a oportunidade, o doutor Cleber Costa fez uma palestra sobre os riscos cardiovasculares já que em setembro comemorou-se o setembro vermelho, mês de conscientação das doenças do coração.

No final, as participantes da ONG, mulheres guerreiras que lutaram contra o câncer de mama e se curaram cantaram duas músicas que demonstram toda a força nesta batalha, servindo de incentivo para outras pessoas que estão passando por essa doença.

O Corpo de Bombeiros possui como missão a salvaguarda de vidas e ficou muito satisfeito com a realização deste evento voltado ao cuidado com a saúde de seus militares e familiares.