16ª REUNIãO DOS GESTORES ESTADUAIS DE DEFESA CIVIL ACONTECE EM BRASíLIA

• 26/09/19

Na última quarta-feira (25), o CONGEPDEC (Conselho Nacional dos Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil) se reuniu no CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) como o intuito de debater ações e direcionamentos a serem desenvolvidos pelas Defesa Civis Estaduais de todo o Brasil. O Coordenador Estadual da Defesa Civil, Tenente Coronel Moisés Melo, representou mais uma vez Estado de Alagoas nesta edição da reunião do Conselho.

Além das discussões e definições de praxe do Conselho, que avalia os melhores rumos a serem tomados para as ações de defesa civil no Brasil, considerando as diferentes realidades de cada Região e cada Estado, os representantes puderam discutir assuntos específicos que tem extrema relevância no cenário da gestão de riscos e desastres.

Palestraram na reunião o Dr. Carlos Frederico Angelis, do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), com o tema “Funcionamento e Sistemas de Alertas”, a Dra. Ludimila Lima da Silva, da ANEEL, com o tema “Desafios na implantação de PAEs e Plancons de barragens em grandes áreas ou populações”; e a Dra. Alessandra Daibert Couri, da ANA, com o tema “Sistema de Monitoramento de Secas e Sala de Situação”.

A reunião do Conselho é uma importante ferramenta de gestão de riscos de desastres. Nele, os Coordenadores Estaduais compartilham as experiências vivenciadas em seus estados, de forma a difundir o conhecimento e fortalecer o Sistema de Proteção e Defesa Civil Nacional.

PRESENÇAS

Além dos representantes de 25 Estados e Distrito Federal, o evento contou com a presença do Ministro de Desenvolvimento Regional do Brasil, sr. Gustavo Canuto, do Deputado Federal Guilherme Derrite, do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas Alves, do Diretor de Produtos do Censipam, sr. Péricles Jardim; e do Diretor do Cenad, sr. Armin Braun.

Fonte das informações: CEPDEC-SP