CBMAL

RESGATE DE ANIMAIS é FOCO DE CURSO DA UFAL PARA PROFISSIONAIS DE SALVAMENTO

  • 01/08/19
  • 09:08

A ação contou com a participação de bombeiros, policiais, agente penitenciários, além de um labrador e uma boiadeiro australiano

Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo da UFAL

 

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) finalizou o curso teórico e prático de Primeiros Socorros para Profissionais da área de Salvamento - Modalidade cães e gatos, que aconteceu no Grupamento de Busca e Salvamento, no bairro da Serraria, em Maceió. O curso foi dividido em dois módulos, realizados respectivamente nos dias 28 de julho e 19 deste mês, tendo duração total de 20 horas. Os participantes que foram todos os dias tiveram direito a certificado.

A ação foi organizada e ministrada pela professora Marcia Notomi e pelos alunos do curso de Medicina Veterinária da Ufal, Arnaldo César Gomes e Shirley dos Santos Barros, que também é bombeira.

Voltado para os profissionais da área de salvamento, busca e policiamento, que trabalham diretamente com animais, o curso teve como objetivo capacitar o seu público-alvo à manutenção da vida de cães e gatos, habilitando-os a adequada captura, contenção e transporte. O reconhecimento de alterações nos parâmetros fisiológicos e vida no animal também foi um dos objetivos, tendo em vista que os profissionais devem saber atuar em situações de urgência para fazer a manutenção da vida do animal até o acesso a um veterinário.

Segundo a professora Marcia, levar animais para um atendimento veterinário pode levar horas, podendo causar até mesmo a morte do animal. “Capacitar os primeiros socorros a profissionais que trabalham com animais, como bombeiros e policiais, possibilita a redução de óbitos, com redução no período de internamento ou sequelas”, afirmou.

Sobre o curso

O curso contou com a presença de 21 pessoas, sendo 13 bombeiros de salvamento e resgate, três policiais do Bope, dois agentes penitenciários e os alunos Arnaldo e Shirley, já mencionados anteriormente. Fora os humanos, participaram os cães labradores Scooby, Txuca, Ragnar e Rex. Joy, a boiadeiro australiano também participou do curso junto dos seus colegas caninos. Todos os animais citados atuam na busca de pessoas em Alagoas.

Nos módulos do curso foram abordados temas pertinentes para as ações dos profissionais em questão, como as noções de primeiros socorros de assuntos específicos, como intoxicação, convulsão, internação, hipotermia, afogamento, queimadura, etc.

 “Hoje, o grupo formado está capacitado para realizar procedimento de manutenção de vida do animal”, disse a docente que ministrou o curso.

de trabalho.

A ação foi aberta para pessoas que trabalham com animais ou os utilizam como instrumento.

*Matéria produzida e divulgada pela UFAL.