CBMAL

NOVO SUBCOMANDANTE GERAL: CORONEL JACQUES WOLBECK ELENCA PLANOS PARA CRESCIMENTO DO CBMAL

  • 10/06/19
  • 13:06

Por Stephany Domingos e Thássia Santos

 

Com 25 anos de serviços prestados à corporação, o coronel Jacques Wolbeck chega à função de subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, com uma visão muito focada nas ações de planejamento estratégico e na modernização administrativa. Nessa entrevista, ele conta seus planos e prioridades, para assim contribuir com a evolução da corporação em todas as áreas.

Na visão do senhor, qual a principal função do subcomandante?

Além das funções legais de cuidar da disciplina, da instituição, representar o comandante e dividir as ações do dia a dia da corporação, estamos pretendendo que o subcomandante tenha um olhar mais forte para o lado interno, como a questão da disciplina, ações administrativas e de planejamento, avalio como imensamente importante, que o comandante tenha um foco maior nas ações externas, como os contatos, parcerias com outras instituições.

O senhor já imaginou que chegaria ao cargo de subcomandante geral do CBMAL? Qual o sentimento de contribuir com a corporação através desta função?

Nossa formação desde a academia nos forma para exercermos os cargos máximos da instituição, acredito que esse é o sonho de todo oficial, alguns tratam isso com mais intensidade outros menos.

No meu caso, eu tracei uma carreira em que busquei amadurecer o máximo possível por onde eu passei para que se um dia essa oportunidade chegasse, eu pudesse desempenhar da melhor forma, minha ampla atuação na tecnologia da informação me ajudou conhecer diversos setores da instituição.

Assim, o sentimento que eu tenho hoje é de maior responsabilidade, pois sei que é muito difícil colocar projetos do CBMAL em prática, e assim, hoje sinto uma grande motivação, porque eu tenho a oportunidade de tentar contribuir para que a corporação acerta nas ações que ela definiu como estratégicas e isso é um trabalho conjunto.

Quais as principais ações que o senhor pretende desenvolver como subcomandante da corporação?

Manter o foco nas ações de modernização da frota operacional, reformas estruturais, ampliações, entre outros, especificamente quero tentar implantar uma reformulação administrativa, que chamamos de Programa de Aceleração da Gestão. Bem como a reformulação de toda nossa legislação em todos os sentidos, desde a Superintendência de Atividades Técnicas até as leis que nos regem. Nessa reforma administrativa de modernização intensificar o uso de tecnologia da informação em todos os universos, desde recursos humanos a área financeira, ao serviço operacional, fazendo um uso mais forte dos dados que dispomos em nossos sistemas.

Sabemos que o senhor tem uma vasta experiência no ramo de TI. O que o senhor pretende sugerir para o CBMAL neste ramo?

O CBMAL avançou muito na área de Tecnologia da Informação, mas precisamos fazer um uso mais forte de recursos que nos possibilitem olhar os dados que nós dispomos, uma administração mais voltada para dados usando as ferramentas de analytics, as quais já estou trabalhando para trazer para a corporação. Elas irão nos dar visões, insights que atualmente não enxergamos, nos mostrando novos caminhos e nos ajudando a tomar decisões mais rapidamente e acertadas. Por exemplo, um dos testes que já fizemos foi olhar para os dados da SAT e vimos quantos alvarás já estão vencidos e o valor que deixamos de arrecadar nos últimos anos, e assim, temos como nos planejar para não continuarmos perdendo essa fonte de recurso.

O que a tropa pode esperar do senhor como subcomandante do CBMAL?

Pode esperar de mim empenho, vontade de trabalhar, coragem e, sobretudo diálogo, pois eu acredito muito nessa forma de administração, do bom senso, pois é assim que conseguimos melhorar. Além da intensificação do planejamento e monitoramento das ações, pois essa lacuna sempre existiu em nossa instituição. Precisamos ter esse planejamento bem definido norteando todas as nossas ações e comunicado para todos os bombeiros, isso podem esperar de mim.


Últimas Notícias