CBMAL

SUPERINTENDêNCIA DE ATIVIDADES TéCNICAS TRABALHA EM REFORMULAçãO DA INSTRUçãO TéCNICA 01

  • 02/04/19
  • 13:04

Objetivo do trabalho é dinamizar o serviço e proporcionar um melhor e mais célere atendimento para a população

Por Stephany Domingos

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, por meio da Superintendência de Atividades Técnicas (SAT), está realizando um trabalho de reformulação da Instrução Técnica 01 (IT 01) que é a principal fonte administrativa que normatiza o serviço realizado pelo setor. A IT 01 dita todo o fluxo processual do sistema de prevenção contra incêndio e pânico.

A intenção principal dessa reformulação é evitar que a população precise se deslocar até o setor para dar entrada ao processo ou solicitar a vistoria de uma edificação. Atualmente, tanto na área de análise de projetos quanto para solicitação de vistorias, é necessário que o engenheiro ou pessoa responsável compareça à SAT munido de documentos e do processo físico para que seja dado entrada no sistema.

O major Ailton Trindade, analista de projetos e um dos responsáveis por esse trabalho de reformulação, explica que a SAT poderá otimizar melhor o serviço dentro da quantidade de bombeiros empregados e da demanda recebida para atender ao público de maneira mais efetiva. Ele explica que com a mudança dessa Instrução Técnica, militares que são empregados no balcão de atendimento poderão ser realocados para outras funções, já que a intenção é migrar todo o sistema para a plataforma digital, fazendo com que o engenheiro ou o responsável possa dar entrada da sua própria casa através de uma senha de atendimento.

“Além disso, estaremos contribuindo para a preservação do meio ambiente com a diminuição do uso e acúmulo de papel e pretendemos alterar a validade do AVCB para alguns tipos de edificação para que não seja necessário vistoriar e renovar o Auto de Vistoria anualmente”, disse o major. Outra mudança que ocorrerá com essa reformulação será a redução do tempo que o bombeiro militar demora realizando uma vistoria em uma edificação. “Quando o vistoriante chega em um edifício, ele precisa testar todos os sistemas preventivos desse local. Nossa intenção é mudar para que a RT do engenheiro já possua o teste desse sistema e caso seja necessário testar, que a brigada de incêndio ou um técnico responsável realize esse teste”, explicou.

Celeridade e dinamicidade são os pontos cruciais dessa reformulação que trará importantes benefícios para a sociedade que poderá utilizar os serviços da SAT de maneira mais prática e ágil e também para a corporação que trabalhará de maneira mais efetiva, objetiva e eficiente.