INTEGRANTES DO GBS PARTICIPAM DE OFICINA NIVELAMENTO EM SISTEMA DE COMANDO DE INCIDENTES

• 27/02/19

Ação visa a preparação dos bombeiros para atuação em diversos tipos de ocorrência

Na manhã desta terça-feira, 26, 45 integrantes do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) estiveram reunidos na Sala Panorâmica do Colégio Marista para participação em Oficina de Nivelamento em Sistema de Comando de Incidentes (SCI). A iniciativa faz parte de uma das prioridades do Comando da Unidade, que consiste na educação continuada, visando à preparação dos bombeiros militares para atuação nas mais diversas situações que exijam atividades de busca, salvamento e atendimento pré-hospitalar.

O SCI é uma ferramenta de gerenciamento de situações de emergência, criada nos EUA na década de 1970 e adotada, desde então, através de diretiva presidencial para todos os eventos que exijam intervenção da segurança pública naquele país.

A partir de 2007, a Senasp – Secretaria Nacional de Segurança Pública – adotou o emprego da ferramenta para o gerenciamento de intervenções dos diversos órgãos da segurança pública no Brasil, estimulando seu emprego pelos diversos entes federados.

O SCI adota fundamentos que lhe permitem o emprego em todos os tipos de sinistros, por meio de uma estrutura organizacional integrada, para suprir complexidades intrínsecas às emergências e ainda mais presentes em situações de desastres.

Os principais tópicos relacionados ao SCI compõem ementa de Cursos presenciais e à distância. Nesse sentido, o Comando da Corporação já adotou medidas junto à Gerência de Ensino da SSP para realização de turmas extras, em Módulo Academia do Curso de SCI pela Rede EaD –Senasp.

“Enquanto os cursos não são realizados, a Oficina de Nivelamento permitiu aos integrantes do GBS a apreensão dos conteúdos fundamentais, que permitirão aos participantes a adoção da ferramenta no caso de uma eventual necessidade de intervenção em Desastre”, explicou o tenente coronel Jack Emersson, comandante do GBS e também Instrutor de SCI credenciado pela Senasp para cursos Básico e Intermediário, em nível presencial.

Para o subtenente Gouveia, participante da instrução, a atividade foi importante para se ter uma visão mais ampla das possibilidades logísticas e operacionais de ocorrências de grande vulto.

“A instrução foi de grande valia porque nos deu oportunidade de conhecer todo o sistema organizacional de uma ocorrência de grande vulto, possibilidades de evacuação de área, de recursos a serem empregados em cada tipo de ocorrência. De modo que a gente consiga com o efetivo disponibilizado, otimizar e manter a comunicação integrada com todos os órgãos envolvidos”, disse o militar.

O CBMAL contou com o apoio do Colégio Marista, que gentilmente cedeu o espaço da Sala Panorâmica, ampla e confortável, dotada de recursos audiovisuais que contribuíram para apreensão do conteúdo teórico pelos integrantes e também da participação em simulados de mesa.