CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS COMEMORA DIA NACIONAL DO BOMBEIRO

• 06/07/15

Formatura contou com entrega de viaturas, competição operacional e premiação de bombeiros destaques da corporação

No dia 02 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou uma formatura alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, na Praça Multieventos, como evento integrante das atividades da II Semana do Bombeiro.

A solenidade que contou com a presença do governador do estado, Renan Filho, reuniu o efetivo da Corporação para celebração da data e homenageou militares escolhidos pela tropa como bombeiros destaques: Sgt BM Dos Santos na área de salvamento aquático, Sgt BM Jefferson na área de atendimento pré-hospitalar, Sgt BM Mízia na área de combate a incêndio e Sd BM César Lyra na área de salvamento terrestre e em altura.

Esses militares representam o Corpo de Bombeiros Militar no atendimento à população alagoana, prestando serviços de qualidade e exercendo a principal função da Corporação: vidas alheias e riquezas salvar.

A formatura contou também com a participação dos mais novos membros do CBMAL, os cães de busca e resgate Scooby e Txuca, em simulações de busca de pessoas. Apesar de serem filhotes e estarem treinamento, Scooby e Txuca chamaram atenção pelo excelente desempenho nas atividades simuladas.

Entrega de viaturas

Ainda no dia 02 de julho, o governador do estado de Alagoas, excelentíssimo senhor Renan Filho, realizou a entrega oficial para o Corpo de Bombeiros de três viaturas do tipo Auto Bomba Salvamento (ABS), quatro Motos de Salvamento Aquático (MSA), duas torres de iluminação e 220 capacetes de proteção individual utilizados em incêndios.

Essas viaturas e materiais modernizam e qualificam o poder operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, que busca sempre se aprimorar na prestação de serviços para população alagoana.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros agradeceu ao governo do estado pelas recentes aquisições “Pelo empenho do governo do estado de Alagoas para viabilizar a aquisição dessas viaturas, os nossos sinceros agradecimentos e a certeza de que, quanto mais formos valorizados e auxiliados em nossas funções, mais nos empenharemos para cumprir com perfeição nossa missão.”.

Após os tramites normais de recebimento e testes, os novos materiais e viaturas serão distribuídos na região metropolitana de Maceió e também no município de Arapiraca.

Competição

Com o intuito de explorar a autoestima, a importância e a descoberta de valores nos profissionais bombeiros militares, incentivar o treinamento constante e conhecer as habilidades e qualidades de sua tropa, o CBMAL realizou no dia 02 de julho a quarta edição da competição profissional “Bombeiro de Fibra”.

A prova contou com a participação de 13 militares que demonstraram não apenas preparo físico e técnico, mas principalmente o espírito guerreiro e vibrador do bombeiro militar.

O capitão Ricardo Lopes, um dos organizadores da prova, destacou o comportamento dos militares participantes da competição. “É importante enaltecermos o espírito competitivo, o espírito de harmonia e o espírito de corpo demonstrados por todos os participantes que, apesar de estarem competindo, estavam torcendo para que os companheiros se saíssem bem em cada etapa”, disse o oficial.

A disputa pelo título foi individual e contou com dez oficinas de atividades operacionais de bombeiros, com vários níveis de dificuldade, que exigiam técnica, agilidade e conhecimento para sua execução.

A edição 2015 do “Bombeiro de Fibra” teve como vencedores o Maj BM Aluysio, na categoria absoluto masculino, e a soldado Clarissa, na categoria absoluto feminino.

Para o capitão Ricardo Lopes, o evento foi importante, pois é uma forma de valorizar o desempenho dos militares e a necessidade constante de treinamento.  “Pudemos comprovar o alto grau de profissionalismo do nosso pessoal e a necessidade de estarmos sempre treinando.”

O oficial, líder da comissão organizadora, que trabalhou dois dias seguidos para organização da prova, encerrou dizendo “Esperamos que nos próximos eventos tenhamos uma maior participação do efetivo para incentivar e estimular os que estão participando e prestigiar o evento que é nosso”.