EQUIPES DO CBMAL E SAMU TREINAM EM CONJUNTO O ATENDIMENTO DE EMERGêNCIA DE GRANDES PROPORçõES

• 15/02/19

A prática aconteceu na sede do SAMU e contou com atores e atrizes que simularam um desastre de grande vulto

Por Ulisses Abílio - estagiário

Na manhã da última quinta-feira, 14, em integração do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), médicos e enfermeiros dos dois órgãos realizaram um treinamento prático de situações com múltiplas vítimas. O treinamento foi montado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU, na sede localizada no bairro do Pinheiro, e contou com a participação de atores e atrizes para a simulação de vítimas, as quais precisavam de triagem pré-hospitalar. Durante toda a semana, os oficiais médicos da Superintendência de Saúde (SS) do CBMAL participaram de um treinamento com a Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa de Atendimento Pré-hospitalar (Ctep de APH), em uma atualização acerca das atividades em ações de urgência e emergência.

O médico do SAMU, Luiz Antônio, instrutor do treinamento, explicou que “o treinamento de triagem em eventos com múltiplas vítimas não necessariamente precisa representar um desastre, mas uma situação que comprometa nossa capacidade de resposta em emergência”. Ele destacou a importância da prática de triagem, argumentando que é feita para que as vítimas sejam organizadas e não haja tumulto dentro do hospital. “Isso faz com que as vítimas mais graves sejam atendidas com prioridade - tanto encaminhadas ao hospital, quanto atendidas no local”, explicou o médico.

Para garantir maior agilidade nas ações em ocorrências, o treinamento foi feito unindo as equipes do CBMAL e SAMU. Sobre isso, Luiz Antônio frisou: “é necessário que as equipes falem a mesma linguagem e sabiam o que cada uma deve fazer em situações de desastres”. A major Elaine Monteiro, enfermeira da corporação, disse que “a integração entre os órgãos mostra a preocupação maior com a sociedade alagoana, ocorrendo de forma muito positiva para o CBMAL e para o SAMU”.

Gissele de Melo é médica do CBMAL e participou da prática. “Por mais que tenhamos passado por todas as disciplinas na graduação de medicina, à medida que a gente vai evoluindo ao atendimento especializado, ocorre o afastamento do atendimento da urgência e emergência”, contou ela, destacando a importância de relembrar as técnicas de triagem e de atendimento pré-hospitalar. “Atentamos para a necessidade da determinação e criação de líderes, e a importância da comunicação. Fomos instruídos sobre a nossa atuação como médicos e de como atuamos em uma possível situação de emergência”, comentou a bombeira médica.