CBMAL

SIMULADO OPERACIONAL FEZ PARTE DAS COMEMORAçõES DO DIA NACIONAL DO BOMBEIRO

  • 06/07/15
  • 12:07

 

Em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, aconteceu nesta última quarta-feira, primeiro de julho, o simulado operacional realizado pelo Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) com o apoio do Grupamento Aéreo, na praia de Jatiúca.

A demonstração técnico-profissional teve por objetivo apresentar as diversas modalidades de salvamento, utilizando um helicóptero, uma moto de salvamento aquático, um bote inflável de salvamento, um pranchão de salvamento e um salvamento simples utilizando apenas o guarda-vidas de uma pequena embarcação.

O primeiro salvamento utilizou a aeronave Arcanjo e demonstrou o uso do sling, equipamento fixado ao guincho do helicóptero para a retirada do guarda-vidas e de vítimas conscientes do mar ou de qualquer outro local onde a aeronave não possa pousar ou se aproximar do solo, adquirido recentemente pelo CBMAL.

O equipamento foi utilizado para retirar a primeira vítima, onde fora atendida pela equipe de terra e depois transportada pela auto resgate até o Hospital Geral do Estado. Em seguida, a aeronave voltou para o mar e faz o resgate da segunda vítima.

 

 

Nesse tipo de salvamento é importante ressaltar que o guarda-vidas se posiciona no esqui da aeronave, de onde saltará, sem precipitação, em um só movimento e sem impulso, evitando que a aeronave balance desnecessariamente. Após o salto e a abordagem da vítima, é jogado o sling e a vítima é presa a ele, sendo levada até à praia, em um local seguro.

O segundo salvamento foi realizado utilizando uma moto de salvamento aquático, onde o resgate é feito com a moto ainda ligada, porém em baixa velocidade. O operador da MSA auxilia o guarda-vidas a subir com a vítima na popa e em seguida, desloca-se com velocidade controlada até a areia.

A quarta vítima foi resgatada utilizando o bote inflável. Nesse caso, a uma distância segura, o guarda-vidas acalma e orienta a vítima, em seguida, a puxa e o condutor guina o BIS 180° para areia e segue.

As duas últimas vítimas foram resgatadas pelo guarda-vidas, uma com o uso do pranchão e a outra, apenas com o rescue tube.

 

O Capitão Jorge Luis, um dos organizadores da demonstração feita pelos militares, falou da importância do treinamento “´é bom estarmos em constante treinamento para aperfeiçoarmos nossas técnicas e oferecer um serviço eficiente para a população”.

No fim, o Comandante Geral agradeceu o empenho dos militares e elogiou o trabalho do TC Reinaldo, comandante do Grupamento de Salvamento Aquático.

O simulado foi prestigiado pelos oficiais do Corpo de Bombeiros e por toda população presente no local que parava e prestava atenção nas demonstrações realizadas pelos guarda-vidas.