FUNCIONáRIOS DE EMPRESAS LOCAIS PARTICIPAM DE TREINAMENTO NO CBMAL

• 30/06/15

Na manhã desta terça-feira, 20, funcionários de diversas empresas locais participaram de um treinamento no quartel do Grupamento de Incêndio (GI), no bairro Santos Dumont, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). O curso integra a programação da II Semana do Bombeiro, em comemoração ao 2 de julho, Dia Nacional do Bombeiro.

Foram ministrados três módulos: atendimento pré-hospitalar (APH), combate a incêndio e serviços técnicos. O tenente Vasconcelos foi o primeiro a palestrar sobre os serviços técnicos, onde buscou tirar as principais dúvidas das empresas sobre os procedimentos de regularização junto ao Corpo de Bombeiros, qual a documentação necessária, o que é um projeto de segurança contra incêndio e pânico, entre outras informações.

Já em APH, o sargento Aníbal passou os princípios básicos de atendimento pré-hospitalar, acidentes domésticos, manobras de engasgo, acidente do trabalho, avaliação de vítimas e cinemática do trauma.

E finalmente, no módulo de combate a incêndio, a soldado Ana Rafaela abordou tetraedro do fogo, reação em cadeia, tipos de extintores e evacuação de edificações.

O tenente coronel Ricardo Cruz, comandante do GI, esteve presente e agradeceu a participação de todos. “Em nome do comando, gostaria de agradecer a presença dos senhores, na medida em que também aproveito para deixar esse canal aberto para dar uma instrução, uma palestra, para qualificar outras pessoas para prevenção de acidentes”, disse o oficial.

Celso Luiz Cícero, da Pousada Capitães de Areia, garantiu ter sido uma aprendizagem muito válida. “Inclusive, vou pegar esses slides para poder realmente agir como multiplicador. Tudo que a gente viu e ouviu foi muito importante”, afirmou.

O curso foi também uma forma de reafirmar a parceria com várias empresas que são, em muitas ocasiões, responsáveis pelo sucesso de diversos eventos realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar. Além de difundir o conhecimento, tornando esses funcionários disseminadores dentro de suas empresas e de suas casas, a Corporação reconhece a importância do seu papel social dentro da sociedade alagoana, por isso, sempre desenvolve ações em prol da segurança e do bem-estar de toda a população.