CBMAL

PRIMEIRA SEMANA DO PROJETO GOLFINHO EDUCA E DIVERTE CRIANçAS

  • 12/01/19
  • 10:01

A colônia de férias do CBMAL agita o verão de crianças com práticas de esportes e instruções de prevenção

Por Ulisses Abílio – estagiário

 

Durante o mês de janeiro, cerca de 500 crianças participam do Projeto Golfinho 2019, a colônia de férias do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), com patrocínio da Braskem e apoio do Sesi e do Instituto MRV. Desde a última segunda-feira, 7, as crianças foram recebidas na praia de Pajuçara por bombeiros militares, onde são incentivadas práticas de atividades físicas, temas com foco na prevenção de acidentes, além de princípios próprios da instituição militar, tendo nessa sexta feira, 11, o encerramento da primeira turma. O foco também se dá em instruções básicas de segurança nas atividades aquáticas, já que Alagoas conta com um litoral extenso e movimentado.

As crianças foram divididas em pelotões semanais e por idade, com turmas de no máximo 50 alunos e tendo o público-alvo entre 8 e 13 anos. Mas não só as crianças são instruídas no projeto, já que uma das metas, como esclareceu o capitão Júlio César Cunha, coordenador do Projeto Golfinho 2019, é que toda a família seja beneficiada pela educação recebida pelas crianças. “O foco do projeto é a prevenção, o que torna o Golfinho uma ferramenta de segurança pública” disse o capitão, “as crianças aprendem que os adultos não devem usar celular enquanto dirigem, ou que os pais devem sempre ficar a um braço de distância das crianças em banhos de piscina, mar ou rio, o que se reflete no comportamento dos adultos”.

 

O projeto conta com parcerias importantes como a Polícia Militar de Alagoas e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). O capitão Cunha conta que “por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), atividade da PM, são feitas as ações de prevenção às drogas e violência; a SMTT atua na prevenção e instruções de segurança no trânsito”. Além disso, as crianças recebem noções de cidadania, preservação ambiental, primeiros socorros e segurança nas mais variadas situações e ambientes, tudo isso de forma muito lúdica, garantindo a diversão no processo de aprendizagem.

 A golfinha Sara tem 11 anos, e participa pela primeira vez do projeto. Ela conta sobre as principais influências do projeto: “aprendi a ser uma criança que se responsabiliza pelas coisas, que tem disciplina e aprendi que é meu dever como criança agir dessa forma no meu dia a dia, em casa”. Amiga de pelotão, Bia, 10 anos, destaca que se sente uma criança também mais responsável e parte de um grupo com deveres: “ser um Golfinho de verdade é ser um multiplicador de ideias, porque nossa missão é ajudar toda a sociedade compartilhando as lições aprendidas nesta semana.”

A mãe e técnica em enfermagem, Amanda Rafaele acompanhou de perto a participação de sua filha de 9 anos. Ela conta que em poucos dias de atividade a criança já demonstrou mudança em questões de disciplina e mudança de hábitos, além de demonstrar interesse em participar dos outros dias da colônia de férias. “Minha filha fica muito enfadada em casa e no Projeto Golfinho ela passa a manhã aprendendo, brincando e praticando esportes. Ela gostou tanto que mal dormiu do primeiro para o segundo dia”, contou a mãe.